Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-02-2008

Bush lança amplo programa contra a malária na Tanzânia
O presidente norte-americano George W. Bush assiste à performance tradicional africana durante visita à Tanzânia nesta segunda-feira
Bush lança amplo programa contra a malária na Tanzânia
Foto: Jim Young/Reuters

ARUSHA, Tanzânia, 18 Fev 2008 (AFP) - O presidente americano, George W. Bush, anunciou nesta segunda-feira em Arusha (norte) um vasto programa de distribuição gratuita de mosquiteiros na Tanzânia para reforçar a luta contra a malária.

"Hoje estou feliz de anunciar novas etapas na campanha de acesso aos mosquiteiros. Em seis meses, os Estados Unidos e a Tanzânia, em associação com o Banco Mundial (Bird) e o Fundo Mundial de Luta contra a Aids, a tuberculose e a malária, começarão a distribuição gratuita de 5,2 milhões de mosquiteiros", declarou Bush.

"É uma das tecnologias mais simples e uma das mais eficazes", acrescentou durante uma visita ao hospital do distrito de Meru, a 15 km de Arusha.

O presidente americano, comprometido com o fundo de combate à malária, em especial na África subsaariana, destacou a eficácia das campanhas de tratamento preventivo de mulheres grávidas e de crianças, assim como a distribuição de mosquiteiros impregnados de un produto repelente antimosquitos.

"Este programa nacional ambicioso fornecerá mosquiteiros suficentes para proteger todas as crianças de um a cinco anos de idade na Tanzânia", disse Bush, na segunda etapa de sua viagem africana, que começou sábado no Benin.

Bush foi recebido no aeroporto de Arusha por um grupo de dança tradicional maasai.

Além do hospital de Arusha que recebe financiamento americano, Bush visitará a fábrica A to Z Textile Mills, que produz 10 milhões de mosquiteiros por ano e os exporta a 25 países africanos.

Esta doença, provocada por um parasita transmitido pelos mosquitos, continua sendo a principal causa de mortalidade infantil no continente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a malária mata a cada ano 1,2 milhão de pessoas no mundo, em sua maioria na África.

Muito recomendado pela OMS, o mosquiteiro é fruto de uma associação entre esta empresa privada da Tanzânia e a companhia japonesa Sumitomo Chemicals.

"Os sofrimentos provocados pela malária são inúteis e cada morte provocada pela malária é inaceitável", disse Bush antes de visitar a fábrica.

A viagem do presidente dos Estados Unidos pela África - que começou sábado em Benin e prosseguirá terça-feira em Gana e na Libéria - tem como objetivo demonstrar o compromisso de Washington com o continente e destacar a política americana de ajuda.

No domingo, Bush e o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, assinaram em Dar es Salaam um acordo que prevê uma ajuda americana de 698 milhões de dólares em cinco anos ao país.

Bush lança amplo programa contra a malária na Tanzânia.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir