Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Descubra a sua receita de estudo para o ano de vestibular
Planejamento, rotina e organiza��o ajudam no bom desempenho
Descubra a sua receita de estudo para o ano de vestibular

Se voc� j� prestou vestibular no ano passado e n�o conseguiu a vaga ou se est� no terceiro ano do ensino m�dio e pretende garantir seu espa�o em uma boa faculdade, a hora � de planejar os esfor�os. A estrat�gia � b�sica: estudo. Mas h� maneiras de otimizar o tempo e a apreens�o de conte�do. � isso o que revelam os especialistas ouvidos pelo G1.

"� necess�rio encaixar uma rotina de estudo o mais perto do in�cio do ano poss�vel. Estudar sem organiza��o � ruim e n�o adianta se basear no ritmo de outra pessoa. � preciso encontrar sua pr�pria receita", afirma o coordenador de matem�tica do pr�-vestibular Etapa, Edmilson Motta.

Segundo ele, n�o h� receita gen�rica, mas uma orienta��o � b�sica para todos: estabelecer um cronograma de estudos semanal, em que todas as mat�rias sejam estudadas e ser coerente com a dedica��o" se voc� quer passar em medicina, ter� de estudar mais do que para passar em um curso menos concorrido.

� o caso de Bruno Butturi Varone, 17 anos, que quer se tornar m�dico. No �ltimo vestibular, ele n�o conseguiu ir para a segunda fase da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de S�o Paulo (USP) e Faculdade de Ci�ncias M�dicas da Santa Casa, por tr�s pontos. "Vou fazer cursinho pela manh�, chegar em casa e estudar at� umas 19h30", conta. "Acredito que, de todas as mat�rias, preciso melhorar em portugu�s e hist�ria."

J� no in�cio do ano, quando as aulas do cursinho s�o mais simples, Bruno pretende resolver vestibulares anteriores de processos seletivos que vai se inscrever. O professor Motta d� outra dica: "Enquanto o cursinho come�a com as coisas mais b�sicas, � poss�vel estudar algum tema que tenha mais dificuldade".

Trabalho e estudo
O sonho de Cristiane Mota dos Santos, 25 anos, � se tornar uma cardiologista. Mas, para isso, ter� primeiro que passar por um vestibular. Este ano ela pretende conciliar trabalho e estudo para competir por uma vaga.

"Sou auxiliar de enfermagem e quero continuar estudando. Vou trabalhar meio per�odo e fazer cursinho � tarde. Da� tenho a noite inteira para estudar", conta. Para vestibulandos como Cristiane, que precisa conciliar estudos com trabalho, o coordenador do Etapa, Carlos Eduardo Bindi, orienta a n�o desperdi�ar tempo.

"Se o estudante quer se informar, entra no computador e v� a not�cia. Mas n�o deve gastar muito tempo nisso. Sen�o quando vai ver, o tempo de estudo acabou", afirma.

No ensino m�dio
Quem est� no ensino m�dio e tem a op��o de fazer um cursinho simultaneamente �s aulas da escola, deve pensar se ag�enta o ritmo. De acordo com a coordenadora do Objetivo, Vera L�cia da Costa Antunes, vale a auto-cr�tica do estudante.

"Um aluno que � estudioso e leva a s�rio um col�gio bom, tem condi��es de passar no vestibular. Da�, a dica � fazer simulados durante o ano e se testar. J� quem est� em uma escola mais simples, e que n�o vai ter toda a mat�ria, pode tentar um cursinho", afirma.

"Se o aluno vai aproveitar para fazer o cursinho junto da escola, n�o pode esquecer que ainda n�o tem o diploma do ensino m�dio. N�o adianta nada passar no vestibular e reprovar na escola", enfatiza o coordenador do curso Anglo, Alberto Francisco do Nascimento. "Mas muitas vezes o ensino do cursinho pode at� ajudar na escola", pontua.

Tirar d�vidas
A professora Vera acentua que tirar todas as d�vidas e n�o deixar acumular dificuldades � fundamental para a compreens�o do conte�do. "Um exerc�cio que n�o sabe resolver pode fazer a diferen�a l� na frente, perto dos vestibulares. Principalmente para disciplinas de exatas, como qu�mica, f�sica, matem�tica."

E se voc� j� passou por esse planejamento todo uma vez sem sucesso, a recomenda��o � uma s�: bola pra frente. "� preciso sentar, parar, se concentrar para n�o ficar com o pensamento martelando no que j� passou", diz Nascimento.

Descubra a sua receita de estudo para o ano de vestibular. Planejamento, rotina e organiza��o ajudam no bom desempenho.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir