Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Filme uruguaio vai abrir festival É Tudo Verdade
Festival de documentários começa em 26 de março em São Paulo
Filme uruguaio vai abrir festival É Tudo Verdade

"Stranded", do diretor uruguaio Gonzalo Arijón, será o filme de abertura em São Paulo da 13ª edição do festival de documentários É Tudo Verdade, que começa em 26 de março. O filme foi o grande vencedor do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã de 2007, o principal evento mundial dedicado ao gênero.

"Stranded" reconstitui um trágico desastre aéreo de outubro de 1972 nos Andes. Um avião das Forças Aéreas Uruguaias, levando um time nacional de rugby para amistoso no Chile, caiu entre os picos gelados próximos à Argentina.

Dos 45 passageiros, 29 sobreviveram à queda. Após uma agonia de 72 dias, foram resgatados dezesseis esquálidos sobreviventes, graças a uma milagrosa jornada pelo gelo de dois de seus membros. O consumo de carne humana salvou a vida desses homens e estigmatizou os resgatados frente à mídia da época.

O documentário, que será exibido pela primeira vez no Brasil, traz César Charlone como diretor de fotografia. Uruguaio radicado no Brasil Charlone fotografou "Cidade de Deus" e co-dirigiu "O banheiro do Papa", aplaudido no Festival de Gramado em 2007.

O É Tudo verdade acontece entre 26 de março e 6 de abril em São Paulo e Rio e entre 7 e 13 de abril em Brasília.

Filme uruguaio vai abrir festival É Tudo Verdade. Festival de documentários começa em 26 de março em São Paulo.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir