Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Otan prepara primeira intervenção no Kosovo desde independên
Sérvios queimaram dois postos de fronteira entre Kosovo e Sérvia Postos estão ao norte do Kosovo, onde vivem 40 mil dos 120 mil sérvios da região.
Otan prepara primeira intervenção no Kosovo desde independên

A Força da Otan no Kosovo vai intervir pela primeira vez desde a proclamação de independência do território, informa nesta terça (19) a agência de notícias France Presse. A decisão ocorre depois que dois postos de fronteira entre Kosovo e Sérvia foram queimados por grupos de sérvios. Segundo Veton Elshani, porta-voz da polícia kosovar, não se sabe se há vítimas.

Os dois postos de fronteira estão ao norte do Kosovo, próximos a Leposavic e Zubin Potok, região onde vivem 40 mil dos 120 mil sérvios do território.

Os ataques acontecem dois dias depois da proclamação unilateral da independência do Kosovo, território cuja população é, em sua maioria, de origam alabanesa, enquanto a Sérvia continua sendo uma de suas províncias.

A independência também tem uma forte rejeição entre os sérvios do Kosovo, que representam pouco menos de 10% da população da nova república.
O Parlamento do Kosovo aprovou neste domingo (17) a declaração da independência da província feita pelo primeiro-ministro Hashim Thaci durante uma sessão especial na capital, Pristina. A sessão contou com a presença de 104 parlamentares.

Durante a sessão, o primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, afirmou que"muitas pessoas se sacrificaram para que a independência se tornasse realidade e esperamos por este dia durante muito tempo".

"Kosovo é independente, soberano e livre", disse Thaci. "Hoje nós estamos entre as nações livres do mundo." Ele garantiu que o país irá obedecer aos preceitos da ONU (Organização das Nações Unidas) e das leis internacionais e pediu o reconhecimento da comunidade internacional.

O premiê afirmou ainda que a nova república terá boas relações com a Sérvia. Thaci assegurou ainda que os direitos da minoria sérvia serão respeitados com a independência. Milhares de kosovares saíram às ruas para comemorar o anúncio da independência do país.

Quando assumiu o poder, em dezembro passado, Thaci, ex-guerrilheiro que lutou contra a Sérvia entre 1998 e 1999, afirmou que a independência da província seria uma das primeiras medidas do seu governo.

Otan prepara primeira intervenção no Kosovo desde independência. Sérvios queimaram dois postos de fronteira entre Kosovo e Sérvia. Postos estão ao norte do Kosovo, onde vivem 40 mil dos 120 mil sérvios da região.

Fonte: www.g1.com.br
 
Por:  Leonardo da Silva Vieira    |      Imprimir