Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Menino sai de hospital após 4 anos e 6 meses.
Pedro nasceu com cardiopatia congênita e foi levado para UTI, em Londrina.
Menino sai de hospital após 4 anos e 6 meses.
Foto: Divulgação/Unimed

O menino Pedro Henrique, de 4 anos e 6 meses, foi para casa pela primeira vez na vida na tarde desta segunda-feira (18), em Londrina. Ele nasceu no dia 13 de agosto de 2003 com cardiopatia congênita na Maternidade Municipal, de onde foi transferido horas depois para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Infantil da cidade.

Segundo Sandra Regina Moreira, chefe da UTI pediátrica do Hospital Infantil, Pedro saiu da UTI apenas duas vezes durante o tempo que ficou hospitalizado. "A primeira tentativa de levá-lo para o quarto foi há mais de dois anos e ele não reagiu bem."

O comerciante Claudenir Camargo Biscaia, de 31 anos, pai de Pedro, disse que está feliz com a ida do filho para casa depois de tanto tempo em tratamento. "É uma sensação de vitória muito grande, pois ele foi retirado da UTI na semana passada. Foi como uma preparação para ele poder ir pra casa."

Sandra explicou que Pedro passou por sete cirurgias ao longo de dois anos. "A última intervenção cirúrgica foi há mais de dois anos e meio. A recuperação dele é um exemplo de vontade de viver que Pedro tem e também da evolução da medicina."

Ainda segundo Sandra, Pedro terá seqüelas por conta do problema da cardiopatia. "Não sabemos, com certeza, se ele poderá andar. Ele não fala e é alimentado diretamente no estômago. Apesar disso, aprendemos a entender os sinais que Pedro nos passava com o olhar ao longo de todo esse tempo".

Família
A enfermeira Ana Paula Fregoneze, que cuidou de Pedro durante o tempo de internação, disse que se sente como madrinha do menino. "As pessoas até dizem que eu sou a segunda mãe dele, mas acho que é pelo tempo de dedição. Acho mesmo que virei amiga da família toda."

Pedro tem dois irmãos, Gabriel, de 11 anos, e Vinícius, de 8 anos. "Eles ficaram muito felizes com a vinda do Pedro para casa. Os dois fizeram faixas e enfeitaram a casa como se fosse festa", disse o pai.

Biscaia afirmou que o filho terá duas datas de aniversário. "O dia 18 de fevereiro também será lembrado com festa. Ele nasceu de novo e não deixaremos a data passar em branco. Meu filho merece."

Hospital em casa
Segundo Sandra Moreira, o menino vai continuar a receber atendimento médico em casa. "Antes, era a família dele que o visitava aqui. Agora, seremos nós, as enfermeiras e os médicos, que irão visitá-lo em sua casa. Ele terá de fazer fisioterapia."

O quarto de Pedro em sua casa está equipado com um respirador, pois ele tem dificuldade de respiração. "Isso foi em decorrência do tratamento que ele fez. A família terá todo o suporte médico hospitalar só que dentro de casa. É o Serviço de Atendimento Domiciliar, que praticamente monta uma UTI na casa do paciente", disse Sandra.

Os pais também estão tendo apoio psicológico para suportar a nova rotina de cuidados com a saúde do filho. "A gente tem esse apoio, porque não vai ser fácil. A nossa rotina agora é outra. Vai ser difícil passear com os outros dois filhos", explicou o pai.

Marley Cristina Biscaia, de 32 anos, mãe de Pedro, disse que a sensação de chegar com o filho em casa é como se ele tivesse acabado de nascer. "O sentimento é o mesmo de quando eu estava na maternidade. A felicidade é muito grande. Já era feliz com os dois filhos em casa e com Pedro no hospital. Agora, nem consegui dormir ainda."

Menino sai de hospital após 4 anos e 6 meses.
Pedro nasceu com cardiopatia congênita e foi levado para UTI, em Londrina.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir