Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-02-2008

Hillary quer conter a onda Obama em Wisconsin e Havaí
Eleitores pegam cédulas para votar nas primárias de Wisconsin, nesta terça-feira, nos Estados Unidos
Hillary quer conter a onda Obama em Wisconsin e Havaí
Foto: Allen Fredrickson/Reuters

MADISON, EUA, 19 Fev 2008 (AFP) - Os eleitores de Wisconsin (norte) e Havaí votam nesta terça-feira para escolher quem, entre Hillary Clinton ou Barack Obama, será seu candidato democrata à Casa Branca.

Do lado republicano, primárias acontecem em Wisconsin e no estado de Washington (noroeste). O grande favorito à indicação republicana, John McCain, deve aproveitar a oportunidade para consolidar sua vantagem sobre o ex-pastor batista Mike Huckabee.

Após oito derrotas seguidas contra o senador de Illinois, Hillary Clinton quer conter a "onda Obama" nas prévias de Winsconsin e Havaí. Uma primária democrata também está prevista em Washington, mas os delegados deste estado do noroeste já foram atribuídos em caucus (assembléias de eleitores) realizados em 9 de fevereiro. Estes caucus haviam sido vencidos por Barak Obama.

No total, 94 delegados (74 em Wisconsin e 20 no Havaí) estão em jogo. São necessários pelo menos 2.025 delegados para obter a indicação democrata. De acordo com o site independente RealClearPolitics, Obama conta atualmente com 1.302 delegados, contra 1.235 para Hillary Clinton.

O nome do candidato democrata que enfrentará o candidato republicano na eleição presidencial de novembro não deve ser conhecido na noite desta terça-feira. Os delegados de Wisconsin e Havaí serão atribuídos segundo o sistema proporcional.

Os colégios eleitorais abriram suas portas às 07H00 locais (10H00 de Brasília) em Wisconsin. Já os caucus do Havaí acontecem entre 19H00 e 19H30 locais (02H00 a 02H30 de Brasília de quarta-feira).

Segundo as últimas pesquisas, a batalha entre Hillary e Obama está acirrada em Winsconsin. A ex-primeira-dama pretende mobilizar uma maioria de eleitores brancos (nove em cada dez eleitores democratas são brancos em Winsconsin), que não ganham altos salários (metade dos eleitores democratas de Wisconsin ganham menos de 50.000 dólares por ano) e que não têm formação superior. Obama pode contar com o apoio do governador James Doyle.

Nem Hillary, nem Obama fizeram campanha no Havaí. No entanto, a ex-primeira-dama enviou sua filha Chelsea; a meia-irmã de Obama, Maya Soetoro-Ng, nascida no arquipélago há 46 anos e professora em Honolulu, dedicou-se ativamente à promoção do senador de Illinois.

Hillary quer conter a onda Obama em Wisconsin e Havaí.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir