Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 20-02-2008

Brasil vê eclipse lunar total na noite desta quarta-feira
Entre a noite desta quarta-feira (20) e a madrugada de quinta-feira (21) será visível em todo o Brasil um eclipse total da Lua
Brasil vê eclipse lunar total na noite desta quarta-feira
Foto: Divulgação

Entre a noite desta quarta-feira (20) e a madrugada de quinta-feira (21) será visível em todo o Brasil um eclipse total da Lua. Entre 0h01 e 0h51, o satélite natural vai ficar completamente sob a sombra da Terra, adquirindo uma cor avermelhada, em um espetáculo que poderá ser visto novamente desse modo apenas em 21 de dezembro de 2010.

Eclipses lunares ocorrem quando Sol, Terra e Lua se alinham e o satélite natural percorre a sombra gerada por nosso planeta. Entretanto, a Terra não barra completamente a passagens dos raios --alguns, ao passarem pela atmosfera terrestre, sofrem desvio e atingem a superfície lunar. É isso que faz com que a Lua adquira o tom avermelhado.

A análise dessa coloração é importante pois ela revela o grau de poluição da atmosfera. Tanto aquela gerada pelo homem quanto a natural, resultante de gases e partículas emitidos por vulcões, por exemplo.

O eclipse de hoje poderá ser visto da maior parte das Américas, da Europa e da África. No Brasil, será possível ver o fenômeno do começo ao fim, se as condições meteorológicas forem propícias.

Segundo Roberto Boczko, professor doutor de astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da da USP (Universidade de São Paulo), eclipses lunares ocorrem pelo menos duas vezes por ano, mas nem todos têm condições de visibilidade tão boas.

Nível de luz

Na realidade, a sombra da Terra é composta por duas áreas em formato de cone, que ficam uma dentro da outra. A parte mais externa, chamada penumbra, é a região em que a Terra não bloqueia todos os raios vindos do Sol. Na área mais interna, que leva o nome de umbra, praticamente todos os raios são bloqueados.

O eclipse de hoje terá início às 21h35, mas, nessa fase, só poderá ser observado por quem tiver um telescópio com fotômetro. Isso porque a Lua estará percorrendo apenas a área de penumbra (veja ilustração abaixo).

Apenas às 22h43 é que o fenômeno poderá ser visto a olho nu. A partir desse horário, o satélite natural começa a entrar na umbra. Daí por diante, a Lua muda gradativamente de cor, até que, às 0h01, tem o início o eclipse lunar total, quando o satélite está totalmente sob a sombra da Terra.

Essa fase vai durar até as 0h51, quando o processo começa a se reverter. Às 2h09 não será mais possível ver o eclipse a olho nu. O fenômeno se encerra definitivamente às 3h17, quando a Lua sai novamente da área de penumbra.

Condições

Um eclipse lunar ocorre apenas na lua cheia, quando satélite e o Sol estão em direções opostas, do ponto de vista da Terra. O que impede que um eclipse ocorra toda vez que a Lua está cheia é a inclinação da órbita da Lua em relação à da Terra. Com isso, na maior parte do ano, o satélite passa acima ou abaixo da sombra.

Segundo a Nasa (agência espacial norte-americana), um outro fenômeno como esse vai ocorrer em 16 de agosto desse ano, mas será apenas parcial. Em 2009, devem ocorrer quatro e outros dois em 2010. Entretanto, apenas o último de 2010, marcado para 21 de dezembro, será novamente total.

Boczko afirma que os eclipses tendem a se repetir a cada 18 anos, 11 dias e oito horas, em um intervalo chamado de Ciclo de Saros. "Se o senhor escolher ficar caçando eclipses, já pode se aposentar depois desse período. Depois disso vai ser tudo uma repetição, você já terá visto todos", diz ele.

Brasil vê eclipse lunar total na noite desta quarta-feira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir