Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 20-02-2008

Banheiros em Itaoca
Carta de turista denuncia, a n�vel estadual, qualidade de banheiros em Itaoca
Banheiros em Itaoca
Foto: www.litoralsulcapixaba.com.br

Itapemirim recebeu no �ltimo ver�o aproximadamente 80 mil turistas que vieram de v�rios cantos do pa�s em busca de belas praias, lazer e descanso num lugar que une litoral e montanha. Mesmo diante de tanta beleza, alguns problemas de infra-estrutura comprometeram a imagem do munic�pio.

Exemplo � esta carta enviada pela turista Ana Paula Nunes, de Guarulhos, SP. Leia abaixo a transcri��o da reclamante:

"Moro em Guarulhos (SP) e no carnaval aproveitei para conhecer o litoral sul do Esp�rito Santo. As belezas naturais e o povo cordial me fizeram ter a certeza de que voltarei em breve. Mas uma coisa me chamou a aten��o: a p�ssima qualidade dos banheiros dos quiosques, principalmente os da praia de Itaoca, no munic�pio de Itapemirim. Notei que existe um banheiro p�blico l�, mas que n�o � utilizado. Talvez fosse a solu��o para turistas como eu, que pretendem voltar ao Estado, mas n�o tem conforto necess�rio enquanto se divertem".

Com essa carta, publicada na edi��o de ter�a-feira (19) em jornal de circula��o estadual, a turista exp�s um grave problema existente no balne�rio de Itaoca: a falta de um banheiro p�blico que atenda, adequadamente, aos banhistas que se v�m obrigados a usar banheiros dos quiosques, estes nem sempre em condi��es adequadas de uso.

"Sabemos que nossas condi��es n�o s�o ideais. N�s ainda usamos o sistema de fossas, que precisam ser limpas periodicamente. Se o banheiro p�blico constru�do pela Prefeitura funcionasse, mudaria a realidade de todos. Acho que a Prefeitura deveria colocar algu�m para limp�-lo, evitando que os nossos banheiros fossem freq�entados por quem n�o � cliente", informou o quiosqueiro Eurides da Silva Alves, que trabalha no ramo h� 19 anos.

Em 2006, foi constru�do na orla de Itaoca um banheiro p�blico com capacidade para atender aos banhistas. O projeto inicial contava com sistema de tratamento de esgoto compacto do tipo anaer�bico, que significa um sistema de transforma��o da mat�ria org�nica em g�s, realizada por microorganismo. O projeto, considerado eficiente e utilizado no sul do pa�s foi rejeitado pelo IEMA que prop�s um novo sistema, o de esta��o de tratamento de esgoto para coletar os res�duos do banheiro p�blico.

Diante do fato, a Prefeitura apresentou um novo projeto de sistema de tratamento de esgoto e aguarda aprova��o do Instituto Estadual de Meio Ambiente.

A Prefeita Municipal reconhece que a falta de banheiros p�blicos causa desconforto aos visitantes, mas afirma que j� tomou todas as provid�ncias necess�rias para atender �s exig�ncias do IEMA. "Esperamos, em breve, solucionar o problema para receber, cada vez melhor, nossos turistas", afirma.

    Fonte: Secretaria de Comunica��o Social de Itapemirim
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir