Categoria Economia  Noticia Atualizada em 20-02-2008

PF diz que furto da Petrobras era sobre megacampo de gás
Descoberta do Campo de Júpiter na Bacia de Santos foi anunciada no início do ano
PF diz que furto da Petrobras era sobre megacampo de gás
Foto: G1

A Polícia Federal informou nesta quarta-feira (20) que os dados sigilosos da Petrobras furtados no fim de janeiro se referem a

trabalhos da sonda de perfuração NS-21, conhecida também como Ocean Clipper, responsável pela descoberta gigante do Campo de Júpiter, anunciada no início deste ano. A área representa uma extensa reserva de gás natural na região da Bacia de Santos.

A sonda pertence à companhia americana Diamond, representada no Brasil pela filial Brasdrill, e trata-se de uma das duas únicas unidades contratadas pela Petrobras com capacidade para perfurar poços abaixo da camada de sal, em uma área muito profunda, abaixo do leito marinho. A descoberta de Júpiter foi comemorada pela estatal como a confirmação de que o risco exploratório da região é extremamente baixo.

Depoimentos
Três funcionários do setor de segurança da Petrobras foram ouvidos na manhã desta quarta-feira na delegacia da Polícia Federal, em Macaé, na região Norte Fluminense do Rio, sobre o furto de quatro computadores portáteis e dois pentes de memória com informações sigilosas da estatal.

A delegada Carla Dolinski marcou para esta tarde o depoimento de mais quatro pessoas que seriam das empresas Halliburton e Transmagno. Na véspera, a PF criticou o sistema de segurança da Petrobras e a forma como a carga foi transportada - a estatal não comentou o assunto.

Das 24 pessoas que tiveram contato com os equipamentos e foram responsáveis pelo transporte do contêiner, 17 já foram ouvidas. A PF descartou a hipótese de crime comum no caso - trata-se, segundo o órgão, de um caso de espionagem. Isso porque foram roubados quatro laptops e dois pentes de memória da estatal, mas outros equipamentos foram deixados intactos.

Trajeto
Segundo as testemunhas, os equipamentos da consultoria Halliburton deixaram a plataforma no dia 18 do mês passado, mesmo dia em que a sonda interrompeu as atividades no bloco BM-S-24, e chegaram ao Rio no dia 25, onde ficaram armazenados no terminal Poliportos, na zona portuária.

No dia 29 de janeiro, os equipamentos seguiram rumo a Macaé (RJ) em um caminhão da transportadora Transmagno, que é monitorado por rastreador. O motorista passou a noite no posto Mucelin, em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, seguindo determinação da transportadora de não viajar após as 22 horas. Normalmente, a viagem duraria três horas e meia.

A polícia sabe que não houve desvio no trajeto do caminhão e que o posto tem segurança particular para proteger os caminhões que passam a noite em suas instalações.

PF diz que furto da Petrobras era sobre megacampo de gás. Descoberta do Campo de Júpiter na Bacia de Santos foi anunciada no início do ano. Inquérito da PF diz que crime é espionagem e criticou sistema de segurança da Petrobras.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir