Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-02-2008

Após 10ª derrota, Hillary depende do Texas e de debate
Disputa democrata à Presidência continua acirrada nos EUA. O senador tem agora uma vantagem sobre Hillary de 60 delegados
Após 10ª derrota, Hillary depende do Texas e de debate
Foto: Reuters

Após dez derrotas consecutivas para o rival Barack Obama nas prévias democratas, Hillary Clinton agora se vê obrigada a vencer em Ohio e no Texas, que realizam suas votações no dia 4 de março, se quiser manter-se viva na disputa pela indicação de seu partido para as eleições presidenciais americanas.

E uma simples vitória nesses dois estados pode não ser suficiente para a ex-primeira-dama. Para reverter a atual tendência, Hillary terá que ganhar com uma boa margem sobre Obama, que não perde uma primária desde a "superterça", em 5 de fevereiro.

Os dois pré-candidatos democratas se encontrarão na quinta-feira para um debate na Universidade do Texas em Austin, que será transmitido pela televisão e que, para a senadora, significa uma oportunidade crucial de dar novo impulso a sua campanha.

Barack Obama, que na terça-feira venceu a primária em Wisconsin (norte) e o caucus do Havaí, ampliou de maneira considerável sua base eleitoral. O senador do Illinois já atinge o eleitorado feminino branco tanto quanto Hillary, e a faixa de eleitores que apresentam níveis mais altos de formação e situação econômica já o apoiavam há algum tempo.

A ex-primeira-dama agora corre atrás do voto daqueles sem diploma universitário e com renda mais baixa, categoria determinante em estados industriais como Ohio e Pensilvania (cujas primárias acontecerão no dia 22 de abril). Obama vence a rival em todas as faixas etárias, exceto entre aqueles acima dos 65 anos, que se mantêm fiéis a Hillary.

Republicanos
O favorito republicano John McCain, que na terça-feira também saiu vencedor das primárias de seu partido em Wisconsin e no Estado de Washington, deixando ainda mais para trás o concorrente, Mike Huckabee, já trata Obama como seu futuro rival na corrida para a Casa Branca.

Na noite de terça, o senador do Arizona não dedicou uma só palavra a Hillary, concentrando seus ataques ao senador democrata. "Lutarei todos os dias desta campanha para que os americanos não sejam enganados por um apelo à mudança, eloqüente porém oco", disse McCain, que pretende fazer prevalecer sua experiência sobre a juventude e a suposta imaturidade política de Obama.

Durante muito tempo, Hillary Clinton usou este ângulo de ataque contra Obama, usando sua experiência de 35 anos para destacar a suposta inexperiência de seu concorrente, de 46 anos de idade.

"Tanto Obama quanto eu mudaremos a história. Mas apenas um de nós está pronto desde o primeiro dia para ser presidente, para melhorar a economia e vencer os republicanos", afirmou a ex-primeira-dama na noite de terça-feira.

"O problema dos Estados Unidos não é falta de boas idéias. O problema é que Washington se tornou um cemitério para as boas idéias (...), porque são esmagadas pelo dinheiro e pela influência dos 'lobbies'", disse por sua vez Obama em um discurso de 45 minutos.

Contagem dos votos
Segundo o site especializado independente RealClearPolitics (RCP), Obama tem agora de 1.354 delegados, contra 1.263 de Hillary. São necessários pelo menos 2.025 delegados para obter a indicação democrata. No partido Republicano, John McCain reúne 960 delegados, contra 245 de Mike Huckabee. Os pré-candidatos precisam de pelo menos 1.191 delegados para assumirem a candidatura republicana.

De acordo com média das pesquisas calculada pela RCP, Obama derrotaria McCain nas eleições de novembro por 47,6% a 43,6%. No entanto, no caso de uma disputa Hillary-McCain, o republicano venceria por 47,1% a 44,7%.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Giulliano Maurício Furtado    |      Imprimir