Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Míssil americano atinge satélite-espião
Sonda foi interceptada a 247 km de distância da superfície
Míssil americano atinge satélite-espião
Foto: AP

O Pentágono confirmou, no início da madrugada desta quinta-feira (21), que interceptou o satélite-espião que estava à deriva no espaço e próximo de entrar na atmosfera terrestre.

Mensageiro Sideral: Missão dá combustível para militares empurrarem escudo antimísseis

A sonda sem controle foi atingida por um míssil disparado a partir de um navio da Marinha dos Estados Unidos, no norte do Oceano Pacífico, na região do Havaí. A operação custará cerca de US$ 60 milhões.

O satélite foi atingido antes de entrar na atmosfera, a cerca de 247 km de distância da superfície da Terra. O míssil foi disparado às 10h26 (0h26 de Brasília).

Para colocar em prática o plano de destruição da sonda espacial, os americanos alegaram que o satélite possui grandes quantidades de combustível tóxico.

Ao mesmo tempo, é possível que o equipamento contenha segredos militares e tecnologia que os EUA não desejam ver nas mãos de outras nações.

Tanque de combustível
O alvo da missão foi acertar e romper o tanque de combustível de aproximadamente 453 kg, que conteria hidrazina, um combustível usado em foguetes, cujo cheiro lembra amônia e que pode ser tóxico. Apenas nesta quinta-feira o Pentágono divulga se o tanque fora destruído.

O Pentágono divulgou também que é possível que fragmentos estejam em órbita da Terra. Mas simulações de computador, feitas antes do disparo, indicaram que restarão poucos destroços da sonda ainda em órbita. No entanto, de acordo com a previsão do Pentágono, a maior parte dos detritos deve se queimar nas próximas 48 horas e, o restante, em até 40 dias.

Míssil americano atinge satélite-espião. Sonda foi interceptada a 247 km de distância da superfície.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir