Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Membro do Vaticano em Cuba
O cardeal cubano Jaime Ortega cumprimenta o secret�rio de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone (esq), em sua chegada a Havana
Membro do Vaticano em Cuba
Foto: Alejandro Ernesto/EFE

O cardeal Tarcisio Bertone, secret�rio de Estado do Vaticano, chegou nesta quarta-feira a Cuba, e pode ser o primeiro funcion�rio estrangeiro de alto escal�o a se reunir com o novo presidente de Cuba, que ser� anunciado no pr�ximo domingo e substituir� Fidel Castro.

Fidel anunciou ontem sua ren�ncia � Presid�ncia da ilha e � chefia das For�as Armadas de Cuba.

Bertone chegou por volta das 20h45 hora local (22h45 de Bras�lia) ao aeroporto Jos� Mart� de Havana, onde foi recebido pelo chanceler cubano, Felipe P�rez Roque, e pelo cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana, para come�ar uma visita oficial e pastoral � ilha que durar� at� a pr�xima ter�a-feira.

O secret�rio adjunto da Confer�ncia de Bispos Cat�licos de Cuba (COCC), o c�nego Jos� F�lix P�rez, informou hoje � Ag�ncia Efe sobre a visita do cardeal Bertone, que chega hoje por volta de 21h10 (hora local) a Havana e permanecer� na ilha at� � pr�xima ter�a-feira.

"Caso as especula��es se confirmem, n�o h� d�vida de que o presidente ser� Ra�l Castro. Acredito que seu primeiro encontro com uma personalidade de n�vel internacional ser� com Bertone", disse P�rez.

O secret�rio adjunto da Confer�ncia Episcopal indicou que n�o sabe quando o encontro acontecer�.

No pr�ximo domingo ser� instalada a Assembl�ia Nacional do Poder Popular, no qual os integrantes do novo Conselho de Estado (Executivo) ser�o designados. O presidente deste �rg�o, cargo atual de Fidel Castro, � chefe de Estado do pa�s.

O an�ncio da ren�ncia de Fidel � Presid�ncia de Cuba, deixando o poder ap�s quase meio s�culo, permitir� a designa��o de um novo presidente, cuja identidade ainda n�o foi comunicada oficialmente, embora o nome mais lembrado seja o de seu irm�o ca�ula Ra�l Castro, ministro das For�as Armadas.

P�rez indicou que o an�ncio do l�der cubano "surpreende, embora n�o seja totalmente inesperado", porque todos j� conheciam "o estado de sa�de do presidente nos �ltimos tempos".

O c�nego acrescentou que a Igreja, "por enquanto, n�o tem um pronunciamento sobre a nova situa��o".

Sobre a viagem de Bertone, anunciada meses antes da ren�ncia de Fidel e que acontece dez anos ap�s a visita do papa Jo�o Paulo II � ilha, P�rez indicou que "ter� interesse em apoiar as aspira��es da Igreja cubana" diante das autoridades da ilha.

P�rez tamb�m destacou a import�ncia de que a missa celebrada por Bertone nesta sexta-feira na catedral de Havana seja transmitida pela TV cubana.

Entre outros aspectos da agenda entre a Igreja e o Estado cubano est�o o acesso aos meios de comunica��o, �s pris�es e �s institui��es educativas, para cumprir seus servi�os religiosos.

Outro tema que poder� ser abordado � o da constru��o de novas igrejas, o que n�o acontece desde o triunfo da Revolu��o Cubana em 1959, e que, segundo P�rez, � necess�ria por causa das mudan�as demogr�ficas ocorridas desde ent�o.

Bertone deve se encontrar amanh� com a Confer�ncia de Bispos Cat�licos e celebrar� uma missa na catedral de Havana.

Na sexta-feira, o cardeal chegar� a Santa Clara, 300 quil�metros ao leste de Havana, e deve realizar outras missas, al�m de aben�oar o primeiro monumento p�blico em Cuba dedicado ao papa Jo�o Paulo II, doado pelo Vaticano.

Esta � a terceira visita de Bertone a Cuba, onde esteve em 2001, quando era secret�rio da Sagrada Congrega��o para a Doutrina da F�, e novamente em 2005, como cardeal arcebispo de G�nova, ocasi�o em que se reuniu com Fidel.

H� uma semana, ao anunciar a nova viagem do cardeal, o ministro das Rela��es Exteriores cubano, Felipe P�rez Roque, afirmou que seu Governo est� disposto a discutir "todos os temas" com o cardeal, inclusive "pontos que podem ser divergentes".

As rela��es entre a Igreja Cat�lica e Cuba ficaram estremecidas ap�s a chegada de Fidel ao poder em 1959.

Cuba foi um Estado oficialmente "ateu" at� 1992.

Cardeal do Vaticano pode ser o primeiro a visitar novo presidente de Cuba.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir