Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2008

São Paulo deve atingir hoje a marca de 6 milhões de veículos
Policiais paquistaneses agridem advogado durante protesto em Karachi, no Paquistão; categoria protesta contra o presidente, Pervez Musharraf
São Paulo deve atingir hoje a marca de 6 milhões de veículos
Foto: Nelson Almeida/Folha Imagem

A cidade de São Paulo deve atingir hoje a marca histórica de 6 milhões de veículos se for mantida em fevereiro a média de 800 novos registros diários no Detran (departamento estadual de trânsito), informa reportagem de Ricardo Sangiovanni e Márcio Pinho publicada na Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Destes, cerca de 4,5 milhões são automóveis.

A cidade conta com uma média de 2,4 habitantes por carro, número semelhante, por exemplo, ao de Paris (2,3) --com a diferença que na capital francesa, o metrô tem 199 km distribuídos por 15 linhas, enquanto São Paulo tem 61 km, em quatro linhas.

Além do crescimento nos congestionamentos --que tiveram alta nas médias diárias nos últimos três anos--, a grande preocupação é sobre o que deve ser feito para a cidade não parar.

Para o belga Jérôme Poubaix, coordenador de projetos da UITP (União Internacional de Transportes Públicos), as soluções passam por descentralizar as atividades e expandir o transporte público. "Em uma cidade como São Paulo, o congestionamento é inevitável. Se você tem casa, trabalho e lazer próximos, reduz a necessidade de viajar longas distâncias e favorece o transporte público."

Pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em alternativas para o trânsito, Alexandre Gomide diz que a idéia de primeiro melhorar o transporte público para só então pensar em criar medidas para restringir os carros, como o pedágio, é algo "que muitos políticos usam para não fazer nada".

São Paulo deve atingir hoje a marca de 6 milhões de veículos.

Fonte: www1.folha.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir