Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-02-2008

Xbox 360 vai ter 'YouTube' dos jogos
Games criados com ferramenta da Microsoft entrar�o para o cat�logo da Xbox Live
Xbox 360 vai ter 'YouTube' dos jogos
Foto: Divulga��o

A Microsoft anunciou nesta quarta (20) que a rede do Xbox 360 vai passar a distribuir jogos criados por usu�rios com a ferramenta XNA, kit da empresa para desenvolvimento de games.

O an�ncio aconteceu durante a Game Developers Conference (GDC), evento que re�ne desenvolvedores de jogos em S�o Francisco, na Calif�rnia (EUA).

O novo servi�o far� parte da Live Arcade, se��o da rede Xbox Live voltada aos jogos "casuais", mais simples que aqueles vendidos pelo cat�logo oficial do videogame.

O "clube dos criadores" vai entrar em fase de testes e deve funcionar ainda no primeiro semestre de 2008.

Chris Satchell, chefe das opera��es do XNA, disse que a decis�o vai dar visibilidade aos criadores independentes e deve duplicar o cat�logo da Live Arcade, completando 1 mil jogos at� o final de 2008.

A Xbox Live, que ainda n�o tem presen�a oficial no Brasil, mas pode ser acessada por usu�rios brasileiros, foi criada h� cinco anos e tem 10 milh�es de assinantes - que se dividem entre a conta gratuita (silver) e a "especial" (gold).

A Microsoft tamb�m informou que o XNA poder� ser usado para criar jogos para o Zune, tocador multim�dia concorrente do iPod, da Apple. Para utilizar a ferramenta de cria��o � necess�rio pagar taxa anual de US$ 99. Universit�rios de pa�ses como China, Alemanha, Estados Unidos e Inglaterra, por�m, ter�o acesso gratuito ao software.

Obst�culos na cria��o
A oferta de jogos independentes deve refor�ar a posi��o da Microsoft diante da concorr�ncia com a Sony e a Nintendo, que em 2007 lan�ou a WiiWare, que permite a distribui��o de jogos de usu�rios pela rede do videogame Wii.

Para Colin Sebastian, analista da Lazard Capital Markets, a medida pode incentivar desenvolvedores independentes a criarem jogos para o Xbox 360. "Isso torna o desenvolvimento e a distribui��o de jogos mais acess�veis", diz ele.

A Microsoft n�o informou se o servi�o ser� gratuito ou vai gerar lucro para os criadores. Para o designer Phil Fish, da empresa canadense Polytron, a cria��o de jogos nunca vai ser f�cil, mesmo com a ferramenta de Microsoft. Ele criou o jogo "Fez" usando o XNA e esperar conseguir US$ 10 por download em seu pr�prio site.

Jason DeGroot, tamb�m da Polytron, v� vantagem na visibilidade que criadores independentes podem ter na Xbox Live, mas teme que a rede seja inundada com jogos de qualidade duvidosa. "N�o � f�cil criar jogos. Eles [Microsoft] podem estar dando um tiro no p�", diz.

Xbox 360 vai ter 'YouTube' dos jogos. Games criados com ferramenta da Microsoft entrar�o para o cat�logo da Xbox Live. Comunidade de usu�rios poder� classificar as produ��es independentes.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir