Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-02-2008

EUA pedirão que ONU condene invasão de sua embaixada
Jovens protestaram contra a independência do Kosovo. Atos reuniram cerca de 150 mil pessoas só em Belgrado
EUA pedirão que ONU condene invasão de sua embaixada
Foto: AFP

O embaixador dos Estados Unidos na ONU mostrou-se "indignado" nesta quinta-feira (21) com a invasão à embaixada americana de Belgrado, a capital da Sérvia. Manifestantes que se opõem à independência do Kosovo entraram no prédio e colocaram fogo. Ninguém se feriu.

O diplomata americano tentará forçar uma condenação a este ato por parte do Conselho de Segurança.

Além da manifestação em Belgrado, também houve protestos na Bósnia. Ao todo, mais de 30 pessoas ficaram feridas.

Os manifestantes estavam protestando contra a independência do Kosovo -que era uma província da Sérvia até o último domingo, quando declarou unilateralmente sua independência.

Outras embaixadas de Belgrado foram atacadas pelos manifestantes, como a da Turquia -outro país que reconheceu a autoproclamada independência do Kosovo.

Só em Belgrado cerca de 150 mil pessoas participaram do ato contra a autonomia da ex-província sérvia.

Nenhum funcionário da embaixada americana se encontrava no interior do prédio durante o ataque, segundo o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Sean McCornack.

Ao menos dez veículos blindados da polícia e dezenas de agentes chegaram ao local para dispersar os manifestantes, utilizando gás lacrimogênio. Muitos manifestantes foram detidos.

O Parlamento sérvio, em Belgrado, e uma rua próxima à embaixada dos Estados Unidos, em Banja Luka, na Bósnia, foram dois dos pontos escolhidos para as manifestações.

Entenda a crise no Kosovo

Na Bósnia, também houve confronto: os jovens jogaram pedras nos policiais (veja na foto ao lado).

Em Belgrado, capital sérvia, os jovens se concentraram com bandeiras do país.

Em Merdare, no sul da Sérvia que faz divisa com o Kosovo, um grupo de 300 reservistas do exército local portando bandeiras do país enfrentaram policiais kosovares. O conflito durou 20 minutos e, segundo a polícia, ninguém ficou ferido.

Nas imediações de Mitrovica ficaram concentrados os protestos contra a independência da ex-província sérvia desde domingo. A cidade tem 40 mil sérvios vivendo na parte norte e outros 80 mil no sul.

Nesta manhã, cem manifestantes se reuniram em frente ao tribunal da parte sérvia de Mitrovica, mas o protesto se dissolveu pouco depois sem incidentes.

Forças especiais da Missão Interina das Nações Unidas para o Kosovo (Unmik) tomaram o controle da região para evitar confrontos e ataques contra edifícios da comunidade internacional.

Papa
Bento XVI pediu nesta quinta-feira (21) "a todas as partes", autoridades sérvias e kosovares, que atuem com "prudência e moderação" e busquem soluções "que favoreçam o respeito mútuo e a reconciliação". O pedido do sumo-pontífice ocorre quatro dias após a declaração de independência unilateral do Kosovo.

Bento XVI fez estas declarações durante a cerimônia de apresentação de credenciais do novo embaixador da Sérvia na Santa Sé, Vladeta Jankovic.

EUA pedirão que ONU condene invasão de sua embaixada na Sérvia. Jovens protestaram contra a independência do Kosovo. Atos reuniram cerca de 150 mil pessoas só em Belgrado.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir