Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Terremoto atinge Estado de Nevada e provoca danos
Constru��o danificada por terremoto de 6 graus na escala Richter que atingiu o norte do Estado de Nevada (EUA), nesta quinta-feira
Terremoto atinge Estado de Nevada e provoca danos
Foto: The Deseret Morning News/Tom Smart/AP

SALT LAKE CITY, EUA (Reuters) - Um terremoto de magnitude 6 atingiu uma �rea pr�xima da cidade de Wells, no nordeste de Nevada (EUA), no amanhecer de quinta-feira, chacoalhando os moradores em suas camas e provocando alguns danos, afirmaram o servi�o geol�gico dos EUA e habitantes da regi�o.

N�o h� informa��es sobre mortos ou feridos, mas um morador de Wells disse que houve inc�ndios no mercadinho da cidade e em um posto de gasolina.

Randy Bowers afirmou que estava trabalhando no turno da noite, no bar do prost�bulo de 140 anos da cidade, quando sentiu dois abalos fortes e um terceiro mais fraco.

"O pr�dio continua aqui, mas tudo o mais foi demolido, tudo o que estava dentro dele est� destru�do", afirmou Bowers � Reuters, por telefone.

"As coisas n�o ca�ram, sa�ram voando", acrescentou, observando que n�o havia clientes no bordel naquela hora e que "as garotas encontravam-se em seus quartos".

O epicentro do terremoto, antes avaliado pelo servi�o geol�gico dos EUA como tendo chegado a intensidade de 6,3, ficou localizado 18 quil�metros a sudeste de Wells. O abalo ocorreu �s 6h16 (12h16 em Bras�lia), a apenas 10 quil�metros de profundidade.

Um tremor de terra de 6 graus � capaz de provocar grandes danos, em particular quando a uma pequena profundidade.

Wells, onde moram cerca de 1.300 pessoas, fica 614 quil�metros ao norte de Las Vegas, uma cidade famosa por seus cassinos. A C�mara de Com�rcio considera Wells um "local perfeito" para que se gravem filmes de caub�i e "road movies".

Moradores de �reas mais distantes, fora de Wells, tamb�m disseram ter sentido o abalo s�smico.

"Ele durou entre 10 e 15 segundos", disse Susan Shaw � Reuters, por telefone. "Eu moro a cerca de 32 quil�metros de Wells e o terremoto chacoalhou toda a casa. Foi algo assustador, mas n�o houve maiores danos."

Shaw, que trabalha em um hotel de Elko, a 72,5 quil�metros de Wells, disse que as cal�adas ficaram rachadas na frente do hotel.

N�o houve relatos sobre danos na mais pr�xima cidade de grande porte, Salt Lake City, em Utah, 290 quil�metros a leste. Alguns moradores dessa cidade, no entanto, sentiram o terremoto, afirmou uma r�dio local.

"Eu vi as cortinas e os lustres balan�arem", disse Dennis Lyman, morador de Salt Lake City.

(Reportagem de James Nelson em Salt Lake City e Mary Milliken em Los Angeles)

Terremoto atinge Estado de Nevada e provoca danos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir