Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Avião com 46 a bordo desaparece na Venezuela
O alerta de desaparecimento foi emitido depois que o avião da Santa Bárbara Airlines não respondeu aos sinais dos controladores de vôo.
Avião com 46 a bordo desaparece na Venezuela
Foto: Avião com 46 a bordo desaparece na Venezuela

Equipes localizam avião que caiu com 46 a bordo na Venezuela


da Folha Online

Equipes de resgate localizaram na região dos Andes venezuelanos o avião da companhia Santa Bárbara Airlines que desapareceu no final da tarde de ontem com 43 passageiros e três tripulantes, informou a imprensa local nesta sexta-feira. A aeronave estava totalmente destruída.

Autoridades dizem acreditar que não há sobreviventes do acidente. "O impacto foi direto", disse o sargento Jodi Paz, do Corpo de Bombeiros de Maracaibo, à rede de TV venezuelana Globovision.

A aeronave estava "totalmente destruída e pulverizada, com pedaços espalhados", segundo ele.

No entanto, equipes de resgate que foram enviadas para a região poderão determinar melhor as condições da aeronave, informou Noel Marquez, diretor dos serviços de emergência locais.

A área é de difícil acesso, e as equipes terão de ir a Mérida para chegarem até o local da queda.

Segundo Paz, o avião foi encontrado por um dos helicópteros que participava das buscas na cordilheira Los Conejos, no Estado de Mérida, a 680 quilômetros da capital do país, Caracas.

O local --um terreno íngreme, que registrava temperaturas entre 2°C e 4°C no momento da queda-- fica a 10 quilômetros do aeroporto de Mérida, de onde a aeronave decolou ontem.

O vôo 518 da empresa Santa Bárbara Airlines teve início às 17h45 (19h45 Brasília) desta quinta-feira, e deveria ter chegado a Caracas após uma hora e 20 minutos, mas se desviou da rota devido ao mau tempo.

O avião, um bimotor turboélice ATR42, de fabricação franco-italiana, partiu da cidade de Mérida, 500 km a sudoeste de Caracas, e seguia para o aeroporto Simón Bolívar, na capital venezuelana.

O alerta de desaparecimento foi emitido depois que o avião da Santa Bárbara Airlines não respondeu aos sinais dos controladores de vôo.

Na BBC Brasil

Um avião venezuelano com 43 passageiros e três tripulantes a bordo desapareceu nesta quinta-feira logo após a decolagem no aeroporto da cidade de Mérida, na Venezuela, distante 700 quilômetros da capital, Caracas.

O avião da empresa Santa Bárbara Airlines decolou às 16h59 no horário local (18h29 de Brasília) com destino ao aeroporto de Maiquetia, em Caracas. A viagem deveria durar uma hora e vinte minutos.

O desaparecimento da aeronave foi anunciado pelo Serviço Aeronáutico de Resgate (SAR), por meio de um comunicado, e confirmado pelo Serviço de Proteção Civil da Venezuela.

O Serviço de Busca e Salvamento já foi ativado pelas autoridades venezuelanas e deu início aos trabalhos de busca.

Se confirmado, este será o segundo acidente aéreo ocorrido na Venezuela no período de um mês.

Em janeiro, uma aeronave da empresa turística Transaven caiu no mar quando deixava o arquipélago de Los Roques, no caribe venezuelano, matando a 14 pessoas.



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br - Com France Presse e Reuters
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir