Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Busca por Avião desaparecido na Venezuela começa nos Andes
Avião ATR42-300 da companhia Santa Bárbara similar ao que sofreu acidente nos Andes ()
Busca por Avião desaparecido na Venezuela começa nos Andes
Foto: Reuters

Caracas - Equipes de emergência de Defesa Civil e outros grupos de resgate estão procuram nesta sexta, 22, o avião que foi declarado desaparecido nos Andes venezuelanos, com 46 pessoas a bordo, e que poderia ter caído em um local remoto a mais de 4.000 metros.

Cerca de 12 horas depois de perder o contato com a aeronave, que decolou na quinta-feira do aeroporto da cidade de Mérida com destino a Caracas, ainda não está confirmado o ocorrido e não há informações sobre ocupantes do vôo.

Tanto no aeroporto de Caracas quanto em Mérida, onde estão vários parentes de passageiros, há a espera de notícias sobre a aeronave e as pessoas a bordo.

Fontes de Defesa Civil informaram durante a noite que equipes de resgate tinham partido para o local onde "possivelmente" tinha sido localizado o avião da companhia venezuelana Santa Bárbara, mas indicaram as dificuldades para chegar até o local nas montanhas.

Em suas últimas declarações, nesta quinta-feira à noite, o diretor técnico de operações de Defesa Civil do estado Mérida, Gerardo Rojas, disse que havia "informações desde o local ermo de Mucuchíes, onde possivelmente o aparelho caiu, em um setor de Collado del Cóndor, o local de Piedra Blanca, cerca de 4.750 metros".

O responsável precisou que as equipes estavam indo ao local "para antecipar o que seria o resgate das pessoas que estavam nessa aeronave".

Equipes de resgate procuram avião desaparecido nos Andes venezuelanos

O vôo teve início às 17h45 local (19h45 Brasília) e deveria ter chegado a Caracas após uma hora e 20 minutos, mas se desviou da rota devido ao mau tempo.



Leia no blog: Sobrevivente de acidente aéreo reencontra jaqueta após 35 anos


"Neste momento, os grupos de resgate estão a caminho para confirmar a informação", disse o diretor da Proteção Civil (PC) de Mérida, Noel Márquez, antes de informar que o local fica 4.750 metros sobre o nível do mar, próximo ao lago La Pernada.


O alerta de desaparecimento foi emitido depois que o avião da Santa Bárbara Airlines não respondeu aos sinais dos controladores de vôo.


"Imediatamente ativamos a operação de busca e resgate", acrescentou Márquez. Helicópteros também serão usados na missão.

A área do acidente, um terreno íngreme, registrava temperaturas entre dois e quatro graus Celsius no momento da queda.

Busca por Avião desaparecido na Venezuela começa nos Andes


Fonte: Agência EFE
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir