Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Localizado o Avião que caiu na Venezuela
Equipes de resgate localizaram na região dos Andes venezuelanos o avião da companhia Santa Bárbara Airlines que desapareceu no final da tarde de ontem com 43 passageiros e três tripulantes
Localizado o Avião que caiu na Venezuela
Foto: Reuters

Equipes de resgate localizaram na região dos Andes venezuelanos o avião da companhia Santa Bárbara Airlines que desapareceu no final da tarde de ontem com 43 passageiros e três tripulantes, informou a imprensa local nesta sexta-feira. A aeronave estava totalmente destruída.

Autoridades dizem acreditar que não há sobreviventes do acidente. "O impacto foi direto", disse o sargento Jodi Paz, do Corpo de Bombeiros de Maracaibo, à rede de TV venezuelana Globovision.

A aeronave estava "totalmente destruída e pulverizada, com pedaços espalhados", segundo ele.

No entanto, equipes de resgate que foram enviadas para a região poderão determinar melhor as condições da aeronave, informou Noel Marquez, diretor dos serviços de emergência locais.

A área é de difícil acesso, e as equipes terão de ir a Mérida para chegarem até o local da queda.

Segundo Paz, o avião foi encontrado por um dos helicópteros que participava das buscas na cordilheira Los Conejos, na região de Mérida, a 680 quilômetros da capital do país, Caracas.

O local --um terreno íngreme, que registrava temperaturas entre 2°C e 4°C no momento da queda-- fica a 10 quilômetros do aeroporto de Mérida, de onde a aeronave decolou ontem.

O vôo 518 da empresa Santa Bárbara Airlines teve início às 17h45 (19h45 Brasília) desta quinta-feira, e deveria ter chegado a Caracas após uma hora e 20 minutos, mas se desviou da rota devido ao mau tempo.

O avião, um bimotor turboélice ATR42, de fabricação franco-italiana, partiu da cidade de Mérida, 500 km a sudoeste de Caracas, e seguia para o aeroporto Simón Bolívar, na capital venezuelana.

O alerta de desaparecimento foi emitido depois que o avião da Santa Bárbara Airlines não respondeu aos sinais dos controladores de vôo.

Com France Presse e Reuters



Fonte: O Globo - Com France Presse e Reuters
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir