Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Ronaldo condiciona volta ao futebol à recuperação perfeita
Ronaldo, jogador do Milan, teve alta do hospital Pitie-Salpetriere, em Paris, hoje, após sofrer uma cirurgia no joelho
Ronaldo condiciona volta ao futebol à recuperação perfeita
Foto: AFP

O atacante Ronaldo recebeu alta nesta sexta-feira, oito dias após passar por uma cirurgia no tendão patelar do joelho esquerdo. Na saída do hospital Pitié-Salpétriere, em Paris, ele falou pela primeira vez sobre a lesão e disse que pretende voltar a jogar, mas apenas se sua recuperação for 100%.

"Fisicamente, será difícil. Mentalmente, será muito difícil", disse, em entrevista coletiva nesta sexta-feira. "Quero me recuperar da melhor forma possível. Se, no fim, eu estiver bem, sem nenhuma dor, sem nenhum receio, em boa forma física, vou continuar a jogar ainda melhor. Se não, será uma decisão difícil deixar o futebol, mas é isso que será feito."

O jogador do Milan admitiu que a terceira lesão no joelho pode causar o fim de sua carreira. "Minha vontade é de continuar a jogar. Meu coração pede para que eu continue, mas meu corpo dá sinais de que está muito cansado, que já sofreu muito e agora pede descanso", afirmou.

"Todo dia eu me dou conta do que estou passando. Não devo, hoje, pensar em voltar a jogar. Neste momento, devo pensar em ter a melhor recuperação possível. Será muito duro. Conheço as etapas que tenha de ultrapassar. Tenho experiência com a recuperação de lesões", disse.

Ele já havia sido operado com o mesmo problema, mas no joelho direito, em duas outras oportunidades: no fim de 1999 e em abril de 2000. O atacante rompeu o tendão patelar no último dia 13, no empate por 1 a 1 entre Milan e Livorno, pelo Campeonato Italiano, e foi operado no dia seguinte.

Caso volte a jogar, Ronaldo pode estar sem clube ao término da recuperação, já que seu contrato com o Milan termina em junho. "Não estou em condições de falar sobre um contrato", disse.

O jogador admitiu que ainda tem o sonho de encerrar a carreira no Flamengo, seu clube de coração. "Para pensar no Flamengo e em uma possível despedida do futebol, tenho de superar esse obstáculo", afirmou.

FUTURO NO FUTEBOL

O atacante, de 31 anos, espera que o período de recuperação, estipulado entre oito e nove meses pelos médicos, sirva para que ele amadureça também a idéia de aposentadoria. "Além de me recuperar fisicamente, este período vai servir também para que eu tenha uma vida normal no futuro."

Após deixar o hospital, Ronaldo passará uma semana em seu apartamento na França, e o primeiro mês de tratamento será realizado na Europa, entre Milão e Paris, após decisão conjunta da equipe médica, do Milan e do jogador. No fim de março, ele passará por uma nova ressonância e, caso seja liberado, seguirá a recuperação no Brasil.

Ronaldo condiciona volta ao futebol à recuperação perfeita.

Fonte: http://esporte.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir