Categoria Televisão  Noticia Atualizada em 22-02-2008

Rubens de Falco é enterrado em São Paulo.
Familiares e amigos fizeram uma oração em sua homenagem.
Rubens de Falco é enterrado em São Paulo.
Foto: Divulgação

O ator Rubens de Falco foi enterrado nesta sexta-feira (22), por volta das 16h40, no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Conhecido por interpretar o vilão Leôncio, em "Escrava Isaura", ele morreu pela manhã, aos 76 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Antes do sepultamento, amigos e familiares de Falco fizeram uma oração, de mãos dadas, em memória do ator.

O corpo de Falco foi velado durante a tarde, no Cemitério São Paulo. Felipe Costa, sobrinho do ator, contou que vinha sendo tratado em uma clínica nos últimos dois anos, desde que teve um derrame. Segundo o sobrinho, mesmo com dificuldades para falar, o ator estava lúcido e acompanhava as novelas na TV. "Ele fazia sinais quando não gostava da novela, de aprovação ou reprovação. Ele não era mau como o Leôncio, era uma pessoa reservada e gentil", disse Costa, durante o velório.

Poucas esperanças
A parada cardíaca sofrida esta manhã por Falco foi provocada por uma embolia. Ele estava internado no Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIAI), no Morumbi, em São Paulo - mesmo local onde, cerca de dois anos atrás, fora hospitalizado para tratar de problemas decorrentes de um derrame.

Segundo Nydia Licia, amiga e biógrafa do ator, ele vinha sofrendo com os graves problemas de saúde. "Todo o lado direito do corpo dele estava paralisado e ele não falava. No início ainda tinha esperanças, mas depois as perdeu", afirma Nydia.

Falco era solteiro e não tinha filhos.

Paulistano, Falco nasceu no dia 19 de outubro de 1931. Estreou em novelas em 1961, em "Maria Antonieta". Ele trabalhou na primeira versão da novela "Escrava Isaura" (1976), onde ficou consagrado como Leôncio Almeida, que marcou o ator como "o grande vilão da teledramaturgia brasileira", nas palavras da atriz Lucélia Santos, que viveu a personagen título da novela (veja cena ao lado).

Outro papel de destaque foi em "Sinhá Moça" (1986), em que viveu o Coronel Ferreira. Benedito Ruy Barbosa, que autor a novela, definiu o ator como um ótimo profissional. "Ele jamais me deu qualquer tipo de problema, sempre foi muito profissional, competente, ciente das suas responsabilidades e ia gravar com as falas na ponta da língua. Lamento profundamente a morte dele", disse o novelista.

Falco trabalhou na segunda versão de "Escrava Isaura", na Rede Record, em 2004, no papel de Comendador Almeida, justamente o pai de Leôncio Almeida. Participou também de "Brida", baseada na obra de Paulo Coelho, pela extinta TV Manchete.

Ao longo da carreira, ele autuou na redes de televisão Tupi, Excelsior, Bandeirantes, SBT e Record, além da Globo. No total, foram mais de 20 novelas e quatro minisséries - a última foi "Memorial de Maria Moura" (1994).

Rubens de Falco, como Ernesto Alves, em cena do filme 'Fim da linha' (Foto: Divulgação)No cinema, Rubens de Falco participou de mais de 30 filmes. Seu primeiro papel no cinema foi "Apassionata", de Fernando de Barros, em 1952. O último trabalho foi como o deputado Ernesto Alves em "Fim da linha", longa-metragem de Gustavo Steinberg que vai estrear nos cinemas no próximo dia 7 de março. ""É uma honra saber que o Rubens de Falco vai continuar na memória como o deputado Ernesto Alves. Sou um pouco suspeito, mas, para mim, foi um dos grandes papéis da vida dele", afirmou Steinberg.

Rubens de Falco é enterrado em São Paulo.
Familiares e amigos fizeram uma oração em sua homenagem.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir