Categoria Policia  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Polícia chegou a Tuchinha através de sua mulher
Segundo Beltrame, esposa do traficante foi investigada até viajar para Aracaju (Sergipe
Polícia chegou a Tuchinha através de sua mulher
Foto: G1

O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e o superintendente da Polícia Federal no Rio, Valdinho Jacinto Caetano, afirmaram neste sábado (23) que conseguiram localizar o traficante Tuchinha por meio de sua mulher.

"Entendemos que vigiando a sua esposa poderíamos chegar até ele (Tuchinha)", disse Beltrame, na tarde deste sábado durante coletiva realizada na sede da Polícia federal, no Centro do Rio.

O traficante Francisco Testas Monteiro, o Tuchinha, foi preso esta manhã, numa praia de Aracaju, em Sergipe, nordeste do país, por policiais da Divisão Anti-Sequestro (DAS) do Rio de Janeiro, com apoio da Polícia Federal de três estados.

Segundo o secretário, as investigações da polícia informaram que a mulher do traficante estava em São Paulo e, de lá, seguiu para Aracaju para se encontrar com o marido.

Tuchinha chegou ao Rio na tarde deste sábado. Ele veio de avião e desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, subúrbio do Rio. Ele foi encaminhado para a sede da PF, onde prestará depoimento, e depois será transferido para o Presídio de Segurança Máxima Bangu 1.

Mandado de prisão
Segundo o superintendente da PF, havia um mandado de prisão da Justiça estadual do Rio desde dezembro de 2007 contra Tuchinha.

Beltrame disse que não foi confirmado o suposto seqüestro que Tuchinha teria sofrido. "Isso foi investigado e não se chegou à autoria", disse. O secretário declarou ainda que espera, com a prisão do Tuchinha, conseguir elucidar outros crimes.

A polícia confirmou que Tuchinha estava em uma casa em Aracaju, alugada em seu próprio nome. No entanto, ainda não há informações se ele chegou ao local antes do carnaval.

Na casa foram encontrados documentos e apreendidos dois carros. O Secretário afirmou que não há até o momento contra a mulher do suposto traficante.

Trabalho em conjunto
O superintendente da PF ressaltou a importância do trabalho em conjunto entre a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Federal. "Essa é a forma de trabalhar. Essa sinergia proporciona a prisão de criminosos", disse.

Beltrame ressaltou que a luta contra a criminalidade não se vence sozinha. "Nós temos tido o apoio da Polícia Federal, da Marinha, da Receita da Guarda Municipal, e de outras instituições públicas na luta contra a criminalidade. E assim que pretendemos combater a criminalidade", disse.

Preso em Aracaju
O traficante Francisco Testas Monteiro, o Tuchinha, foi preso na manhã deste sábado (23), numa praia de Aracaju, em Sergipe. Segundo o delegado Fernando Moraes, a operação teve a participação de agentes federais de São Paulo, Rio de Janeiro e de Sergipe.

Tuchinha é apontado como chefe do tráfico de drogas no Morro da Mangueira, Zona Norte do Rio. Ele estava em liberdade condicional até outubro do ano passado, mas, segundo a polícia, Tuchinha continuaria comandando os pontos de venda de drogas.

O traficante foi um dos autores do samba-enredo da Mangueira no último carnaval e, ainda segundo investigações policiais, estaria usando também um camarote da quadra.

Com a ajuda de escutas telefônicas, a polícia gravou uma conversa de Tuchinha no dia 13 de outubro do ano passado em que ele demonstra ter livre acesso à quadra da escola de samba.

Polícia chegou a Tuchinha através de sua mulher. Segundo Beltrame, esposa do traficante foi investigada até viajar para Aracaju (Sergipe). Tuchinha ficará preso em na Penitenciária Bangu 1.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir