Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Ibama retira madeira apreendida em serrarias do Pará
Fiscais reiniciaram a fiscalização em madeireiras de Tailândia
Ibama retira madeira apreendida em serrarias do Pará
Foto: Reprodução

O governo do Pará começou, neste sábado (23), a retirada de madeira extraída ilegalmente e apreendida nas últimas semanas no município de Tailândia. O trabalho havia sido suspenso depois que policiais e manifestantes pró-madeireiros entraram em confronto, na terça-feira (19), após uma fiscalização.

Moradores e funcionários das serrarias protestaram contra a fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama ), depois que madeireiros ameaçaram demitir todos os trabalhadores.

Para evitar novos protestos, a Polícia Militar (PM) espalhou homens por toda a cidade. Logo cedo, carretas foram até as madeireiras para buscar toras apreendidas durante a operação do Ibama. Ainda estão nos pátios das empresas quase 13 mil metros cúbicos de madeira, o que equivale a 500 carretas lotadas.

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará calcula que o trabalho de retirada da madeira vai durar 20 dias. Na semana que vem, chegarão duas balsas que levarão parte das toras pelos rios da região.

Os carregamentos que saíram neste sábado de Tailândia foram escoltados pela PM. Toda a madeira será levada para um depósito na Região Metropolitana de Belém, e depois, leiloada. O dinheiro será usado em ações de combate ao desmatamento . A madeira extraída ilegalmente foi avaliada em pelo menos R$ 3 milhões.

O sindicato que reúne os madeireiros afirma que não se opõe ao trabalho dos fiscais e que o setor busca a regularização.

Funcionários do Ibama reclamam que falta segurança aos fiscais para poder trabalhar.

Ibama retira madeira apreendida em serrarias do Pará. Fiscais reiniciaram a fiscalização em madeireiras de Tailândia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir