Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

PKK ameaça efetuar novos ataques à Turquia
Protesto pró-Curdistão pede fim das operações militares turcas contra rebeldes separatistas do PKK (Partido dos Trabalhadores Curdo)
PKK ameaça efetuar novos ataques à Turquia
Foto: Osman Orsal / Reuters

SULEIMANIYA, Iraque, 23 Fev 2008 (AFP) - Os rebeldes separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) ameaçaram neste sábado praticar ataques em cidades turcas, sem colocar civis em perigo, caso Ancara não interrompa a ofensiva militar no norte do Iraque.

"Se a Turquia mantiver seus ataques, realizaremos operações de guerrilha nas cidades turcas, sem apontar para a população civil", afirmou à AFP um porta-voz do PKK, Ahmad Danis.

Ancara deve "cessar seus ataques no Curdistão do Iraque o deslocaremos o cenário dos combates para o interior das cidades turcas", insistiu.

As tropas turcas lançaram na noite de quinta-feira uma operação terrestre no norte do Iraque contra os rebeldes separatistas do PKK, que utilizam esta região como base para efetuar ataques na Turquia.

Segundo agentes fronteiriços curdos, o Exército bombardeou neste sábado as regiões fronteiriças de Ballo, Zio, Niro e Rikane.

"Os bombardeios foram iniciados às 6h00 locais (00h00 de Brasília) e foram mantidos durante duas horas", afirmou uma fonte dos serviços de segurança da fronteira, sem indicar vítimas.

A ofensiva militar deixou pelo menos 24 mortos do lado do PKK - que pode ter perdido outros 20 homens nos bombardeios, segundo estimativas - e cinco vítimas entre o Exército, indicou o Estado-Maior turco.

PKK ameaça efetuar novos ataques à Turquia se Exército mantiver operação no Iraque.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir