Categoria Politica  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Lula propõe repasse de energia elétrica para a Argentina.
Governo brasileiro diz de que não tem condições de abrir mão do gás.
Lula propõe repasse de energia elétrica para a Argentina.
Foto: Reuters

presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou neste sábado (23) à presidente Cristina Kirchner uma proposta de repasse de energia brasileira nos meses de inverno, quando a Argentina corre risco de desabastecimento por causa do aumento da demanda por eletricidade destinada ao aquecimento das residências e comércio.

Também participou da reunião o presidente da Bolívia, Evo Morales. A preocupação de Lula é não criar mal-estar com a Argentina por causa da recusa em repassar gás boliviano ao país.

"Nós criamos um grupo com os três ministros dos três países para que a gente possa, não apenas discutir gás em época de inverno, para a gente discutir quais as novas fontes de produção de energia de que nós precisamos", disse Lula e entrevista após o encontro.

Ele ressaltou que todas as economias da região estão crescendo, a da Argentina mais que a do Brasil, mas afirmou que todos vão precisar de mais energia. "Não se trata de sobrar gás ou não, se trata de uma política de solidariedade que os países do Mercosul têm que ter para ajudar uns aos outros", disse Lula.

O governo brasileiro diz de que não tem condições de abrir mão do gás, pois necessita dos 30 milhões de metros cúbicos importados diariamente da Bolívia. Em compensação, repassaria energia elétrica para a Argentina, de forma a não deixar o país vizinho desabastecido.

Em entrevista ontem ao jornal argentino "Clarín", Evo Morales reiterou que não conseguirá atender as demandas de Brasil e Argentina e defendeu a redistribuição das cotas do gás vendido aos dois países. A idéia não agrada ao governo brasileiro.
Lula propõe repasse de energia elétrica para a Argentina.
Governo brasileiro diz de que não tem condições de abrir mão do gás.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir