Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Brasil defende Conselho de Segurança sul-americano.
O Brasil propôs à Argentina a criação de um Conselho de Segurança da América do Sul
Brasil defende Conselho de Segurança sul-americano.

BUENOS AIRES, 23 Fev 2008 (AFP) - O Brasil propôs à Argentina a criação de um Conselho de Segurança da América do Sul, para centralizar na região a produção e capacitação em matéria de Defesa, informou neste sábado em Buenos Aires o ministro Nelson Jobim.

Segundo Jobim, a iniciativa foi "muito bem recebida" pela ministra argentina da Defesa, Nilda Garré, que concordou em promover a idéia de maneira conjunta.

O objetivo do Conselho será "centralizar a produção, a capacitação e o consumo da região" em matéria de Defesa, disse o ministro brasileiro, que participa da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Buenos Aires.

Jobim explicou que está percorrendo os países sul-americanos para promover a proposta e disse que sua próxima visita será a Caracas, na comitiva de Lula, durante a primeira semana de abril.

Consultado sobre o acordo firmado com a Argentina sobre material aeronáutico, Jobim explicou que Buenos Aires vai comprar aviões de uso civil da Embraer e em troca dará manutenção e fornecerá peças fabricadas na Área Material Córdoba.

No campo nuclear, Jobim destacou a possibilidade de que o combustível para um submarino de propulsão atômica "possa ser produzido e comprado dentro da região".

O ministro informou ainda que a Argentina ofereceu ao Brasil o avião militar Pampa, mas a proposta não foi aceita porque o Brasil produz o Tucano.

Brasil defende Conselho de Segurança sul-americano.
O Brasil propôs à Argentina a criação de um Conselho de Segurança da América do Sul.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir