Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Sérvios protestam na Alemanha contra Kosovo.
Milhares de sérvios se manifestaram hoje nas cidades alemãs de Düsseldorf, Frankfurt e Stuttgart
Sérvios protestam na Alemanha contra Kosovo.

Berlim, 23 fev (EFE) - Milhares de sérvios se manifestaram hoje nas cidades alemãs de Düsseldorf, Frankfurt e Stuttgart contra a autoproclamada independência do Kosovo e o reconhecimento deste novo Estado por parte de países como a própria Alemanha.

As manifestações, com entre 500 e mil pessoas em cada cidade, foram convocadas pelo Conselho Central dos Sérvios e, segundo a Polícia, transcorreram sem incidentes, apesar de se temer distúrbios com grupos de kosovares.

No último fim de semana foram realizadas em várias cidades alemãs diversas concentrações de kosovares festejando a unilateral proclamação de independência.

O Governo de Berlim aconselhou seus cidadãos a terem a "máxima cautela" caso viagem à Sérvia, e que evitem as concentrações humanas após os violentos distúrbios e ataques a embaixadas registrados nesse país.

O Ministério de Assuntos Exteriores adverte ainda de que, em caso de situações complexas ou distúrbios, os cidadãos alemães devem procurar "que não lhes identifiquem" como estrangeiros.

Um membro das forças de segurança alemãs ficou ferido na quinta-feira em uma tentativa de assalto à embaixada alemã em Belgrado, que também sofreu consideráveis danos materiais.

Berlim exige que as autoridades de Belgrado garantam a segurança das embaixadas e do pessoal diplomático e uma "clara e inequívoca" condenação da violência. EFE

Sérvios protestam na Alemanha contra Kosovo.
Milhares de sérvios se manifestaram hoje nas cidades alemãs de Düsseldorf, Frankfurt e Stuttgart.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir