Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-02-2008

Coréia do Norte detém navio cargueiro russo
Russos dizem que mau tempo forçou o navio para águas territoriais norte-coreanas.
Coréia do Norte detém navio cargueiro russo

Um navio cargueiro russo foi detido e ocupado por agentes da guarda costeira em águas da Coréia do Norte, segundo informações fornecidas por autoridades marítimas russas neste sábado.

O navio Lida Demesh, que transporta carros do Japão, se dirigia ao porto russo de Vladivostok quando foi parado por uma patrulha nas proximidades do Cabo Musudan.

Os norte-coreanos não teriam explicado o motivo da busca, mas fontes russas dizem que o navio pode ter se aproximado demais de uma região de testes de mísseis.

Um incidente parecido em 2005 levou 15 dias para ser resolvido por meio de negociações diplomáticas.

Tempestade

O navio teria se refugiado de uma tempestade em águas territoriais da Coréia do Norte.

De acordo com um integrante do centro de resgate marítimo de Vladivostok, Vladimir Yeroshkin, o Lida Demesh foi detido e ocupado a cerca de 5,5 quilômetros do Cabo Musudan.

"Um grupo armado ocupou o navio e deu ordens ao capitão para mudar sua rota e ir a um porto norte-coreano", disse Yeroshkin à rede de televisão russa NTV.

Yeroshkin disse que o centro recebeu a informação de que todos os 25 tripulantes do navio estão bem e que não houve ameaça a suas vidas.

Autoridades norte-coreanas na Rússia disseram que não sabiam quais os motivos da detenção.

Yeroshkin afirmou que o vento estava muito forte e que "é bem possível que as condições do tempo forçaram o navio a chegar mais perto da costa" norte-coreana.

A maioria dos países determinam como suas águas territorias uma área de 12 milhas náuticas (22,2 quilômetros) distante da costa.

Coréia do Norte detém navio cargueiro russo. Russos dizem que mau tempo forçou o navio para águas territoriais norte-coreanas.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir