Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Defesa dos EUA pede que Turquia se retire do no Iraque
Tropas turcas cruzaram a fronteira na maior incurs�o militar dos �ltimos 11 anos
Defesa dos EUA pede que Turquia se retire do no Iraque

O secret�rio de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, pediu hoje � Turquia que se retire do norte do Iraque o "quanto antes poss�vel", e adote iniciativas para ganhar a confian�a dos seguidores dos separatistas curdos.

Gates, que est� em Canberra para participar das consultas que os Estados Unidos mant�m anualmente com a Austr�lia, assinalou que para quebrar o apoio que os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) t�m, � necess�rio um enfoque de maior amplitude.

"Penso que toda nossa experi�ncia no Iraque e Afeganist�o nos ensina que enquanto tratamos com um problema terrorista que requer opera��es de seguran�a, se requerem tamb�m iniciativas pol�ticas e econ�micas", disse Gates em entrevista coletiva.

"Quanto mais curto melhor", respondeu Gates � pergunta de se os Estados Unidos tinha dado um prazo de tempo � Turquia para conseguir seu objetivo.

As tropas turcas cruzaram na quinta-feira (21) a fronteira com o norte do Iraque, como parte da maior incurs�o militar realizada nessa regi�o durante os �ltimos 11 anos.

Gates confirmou que os EUA continuam fornecendo informa��o reservada � Turquia para desenvolver a opera��o militar.

Defesa dos EUA pede que Turquia se retire do no Iraque. Tropas turcas cruzaram a fronteira na maior incurs�o militar dos �ltimos 11 anos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir