Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Correntes de águas subterrâneas originaram cristas em Marte.
Por isso, os pesquisadores consideram que a água tinha que estar perto da superfície quando as cristas se sedimentaram.
Correntes de águas subterrâneas originaram cristas em Marte.

Londres, 24 fev (EFE).- Grandes correntes de águas subterrâneas tiveram um papel importante na formação de longas e estreitas cristas na região Valles Marineris de Marte, publica esta semana a revista científica "Nature".

Os pesquisadores do Instituto Lunar e Planetário de Houston (Estados Unidos) estudaram as imagens de Marte e deduziram que estas cristas, situadas em grandes falhas, teriam sido originadas pela sedimentação de minerais depositados pelas antigas correntes subterrâneas.

A região de Valles Marineris, que tem uma distância de 4 mil quilômetros e uma largura de 600 quilômetros, é o sistema de cânions mais conhecido no sistema solar, com profundidades que chegam a dez quilômetros.

Acredita-se que quando ocorreu a sedimentação nas falhas, entre 3,5 bilhões e 1,8 bilhão de anos, as águas tiveram que fluir perto da superfície, de modo que a deposição de minerais produzida pelas correntes deve ter tido um papel importante para a formação da região.

A erosão das paredes de Valles Marineris deveu-se, muito provavelmente, à sedimentação de minerais em correntes de água que fluíam ao longo de amplas distâncias.

As cristas, que se estendem por várias dezenas de quilômetros, estão intimamente associadas às zonas de falhas e aparecem paralelas ou entrecruzadas.

Por isso, os pesquisadores consideram que a água tinha que estar perto da superfície quando as cristas se sedimentaram. EFE

Correntes de águas subterrâneas originaram cristas em Marte.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir