Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Opala foi astro no cinema e pivô de uma tragédia.
Ex-presidente Juscelino Kubitschek morreu em um acidente com Opala em 1976.
Opala foi astro no cinema e pivô de uma tragédia.
Foto: Reprodução/TV Globo

O Chevrolet Opala deixou seu nome marcado na história do Brasil ao longo dos seus 40 anos de existência. Foi a bordo de um modelo do carro que o ex-presidente Juscelino Kubitschek morreu em um acidente na Via Dutra, na altura de Resende (RS), em 22 de Agosto 1976.

O Opala também aparece em obras do cinema e da música brasileira. Veja abaixo algumas curiosidades sobre o Opala:

A origem do nome

Embora tenha o mesmo nome de uma pedra preciosa, o Opala foi batizado a partir da junção dos nomes de dois produtos da General Motors no exterior que deram origem a ele, o Opel e o Impala.

A receita do carro brasileiro de luxo combinava a carroceria alemã do Opel Rekord C com a mecânica norte-americana do Chevrolet Impala.

A versão cor-de-rosa
Em 1974, a GM lançou uma versão limitada do Opala em uma cor extravagante: o rosa-pantera. Era uma época onde o rosa, o laranja, o amarelo e o verde-limão estavam na moda.

Muitos maridos compraram o carro para dar de presente para suas esposas, mas tiveram problemas na hora da revenda por causa do preconceito machista com o rosa.

Juscelino Kubitschek morreu a bordo de um Opala

O ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira morreu a bordo de um Opala no dia 22 de agosto de 1976 em um acidente na Via Dutra.

De acordo com a polícia, o carro dirigido por Geraldo Ribeiro, motorista pessoal de JK, seguia de São Paulo para o Rio quando foi atingido em sua parte traseira por um ônibus, atravessou o canteiro central, e foi atingido de frente por uma carreta no quilômetro 165 da Dutra, na altura do município de Resende (RJ).

Opala foi astro no cinema e pivô de uma tragédia.
Ex-presidente Juscelino Kubitschek morreu em um acidente com Opala em 1976.



Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir