Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Soldados turcos atacam acampamento do PKK em Haftanin
Erdal pediu que os curdos se rebelem contra "a ocupa��o do Curdist�o Sul", como o grupo chama a regi�o aut�noma do Curdist�o iraquiano
Soldados turcos atacam acampamento do PKK em Haftanin

Istambul, 24 fev (EFE) - Cerca de cinco mil soldados turcos com o apoio de 60 tanques atacaram s�bado � noite o acampamento do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) em Haftanin (norte do Iraque), informou hoje a ag�ncia pr�-curda "Firat".

A emissora de televis�o da Turquia "NTV" acrescentou que avi�es turcos bombardearam as posi��es do PKK ao longo da fronteira.

A base de Haftanin se encontra na zona oeste da divisa turco-iraquiano, perto da passagem fronteiri�a de Habur, por onde os ve�culos pesados do Ex�rcito turco come�aram a penetrar em territ�rio iraquiano durante a noite da �ltima quinta-feira.

At� agora, a maioria dos combates havia sido registrada na zona leste da fronteira, em torno dos acampamentos dos rebeldes curdos em Zap e Hakurk.

O comandante Bahoz Erdal das For�as de Defesa Popular (HPG), o bra�o militar do PKK, disse em entrevista � ag�ncia "Firat" que os soldados turcos haviam se concentrado nos primeiros dias da opera��o em tomar o acampamento de Zap, mas "n�o conseguiram" por causa da resist�ncia do grupo.

Al�m disso, acusou o presidente do Iraque, o curdo Jalal Talabani, de ser o art�fice da opera��o contra o PKK no Iraque e de ter "convidado" o Ex�rcito turco a chegar at� as montanhas Kandil, onde se encontra o quartel-general da organiza��o armada curda.

O PKK afirma j� ter matado 23 soldados turcos, dos quais o Ex�rcito turco s� reconhece sete, que ser�o enterrados hoje com honras militares na Turquia.

Por sua parte, o Estado-Maior da Turquia afirma ter matado 79 militantes da guerrilha.

Erdal pediu que os curdos se rebelem contra "a ocupa��o do Curdist�o Sul", como o grupo chama a regi�o aut�noma do Curdist�o iraquiano.

"Os jovens curdos devem dar uma resposta �s opera��es nas grandes cidades. As guerrilhas do Curdist�o n�o s�o formadas s� por sete ou dez mil pessoas, mas por centenas de milhares. Em todas as metr�pole turcas, os jovens curdos devem realizar a��es de protesto", afirmou o comandante do PKK.

S�bado � noite, simpatizantes da organiza��o armada lan�aram coquet�is molotov e queimaram dois carros no bairro curdo de Kagithane em Istambul, mas os ataques n�o deixaram v�timas.

Soldados turcos atacam acampamento do PKK em Haftanin.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir