Categoria Concursos  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Candidata teve de roer as unhas antes do teste da barra
Detalhes s�o importantes para evitar reprova��o nos testes
Candidata teve de roer as unhas antes do teste da barra

Karla Daniella de Lima Fernandes Costa, de 32 anos, s� se deu conta de que n�o iria conseguir fazer a prova da barra minutos antes do teste. Ela prestou o concurso para escriv� da Pol�cia Federal em 2002, no Recife. Para ser aprovada, ela teria de segurar a barra por 20 segundos com os bra�os flexionados e o queixo acima do equipamento.

Primeiro ela viu que estava com as m�os suadas por causa do nervosismo. Ent�o esfregou as m�os no ch�o do gin�sio para sec�-las. Depois se deu conta de que estava com as unhas grandes.

"Em 20 minutos, ro� todas at� o talo, mesmo com as m�os sujas de p�", conta. Segundo ela, as unhas iriam cravar na palma da m�o quando segurasse a barra e, com a dor, ela cairia. "S�o detalhes que a gente n�o se d� conta e que s�o importantes."

'Lanchinho'

A corrida de 12 minutos, que estava marcada para as 10h20, s� ocorreu tr�s horas depois. A sorte � que ela tinha levado barras de cereal. "Muitas pessoas passaram mal porque estavam com a glicose baixa".

Sedent�ria antes do concurso, Karla conta que treinou duas horas por dia, durante 45 dias - uma hora com personal trainer para exercitar a parte aer�bica e a outra em academia para fazer exerc�cios de peso.

Ela diz que � necess�rio investir no preparo. "Tem que ter rel�gio com cron�metro, um bom t�nis com amortecimento e impulso, roupas adequadas e treinar com pessoas especializadas."

Com o esfor�o, apesar de ter tido de roer as unhas na �ltima hora, Karla conseguiu ser aprovada no teste f�sico.

Reprovado na nata��o

Osmar Ferreira do Nascimento, de 35 anos, foi reprovado na prova de nata��o quando prestava o concurso para agente da Pol�cia Federal, em 2004.

Ele conta que havia conclu�do com nota m�xima as provas de barra, salto e corrida. No �ltimo teste ele teria de nadar 50 metros at� 56 segundos. Teve de ser retirado da piscina pelo salva-vidas por n�o conseguir terminar a prova.

Nascimento diz que ficou arrasado. "Tinha passado pela prova escrita e psicol�gica e perdi a vaga por causa do teste f�sico." Para Nascimento, para quem n�o tem costume de nadar, � praticamente imposs�vel passar na prova.

Analista de finan�as numa empresa, ele continua estudando duas horas di�rias para o concurso da Pol�cia Federal e treina diariamente, uma hora por dia" duas vezes por semana ele pratica nata��o e tr�s vezes por semana corre, faz barra e flex�o e abdominal. "Hoje, me sinto muito mais preparado tanto na parte te�rica quanto f�sica."

Candidata teve de roer as unhas antes do teste da barra.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir