Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Cuba define neste domingo o sucessor de Fidel Castro
Novo chefe de Estado ser� nomeado ap�s reuni�o da Assembl�ia Nacional
Cuba define neste domingo o sucessor de Fidel Castro
Foto: AP

Os cubanos aguardam com calma e at� certa apatia a escolha, neste domingo (24), do novo presidente do Conselho de Estado, ap�s quase 50 anos com Fidel Castro no poder.

Em Havana, at� a v�spera da reuni�o da Assembl�ia Nacional, na qual ser� anunciado o nome do sucessor de Fidel, o clima � de absoluta tranq�ilidade. At� agora n�o foi revelado oficialmente o nome do novo presidente, mas que muitos acreditam que ser� o general Ra�l Castro, de 76 anos, interino no cargo h� 19 meses e irm�o do l�der da Revolu��o Cubana.

O resultado, entretanto, pode ser outro, j� que Fidel, mesmo renunciando, n�o deixou claro que papel que outros l�deres pol�ticos, como o vice-presidente Carlos Lage Davila e o ministro do exterior, Felipe Perez Roque, v�o ter no governo.

H� ainda a possibilidade de Cuba continuar sendo governada essencialmente por dois presidentes, com Ra�l � frente e Fidel nos bastidores, j� que, em sua ren�ncia, Fidel deixou claro que ele n�o est� saindo de cena. "N�o estou dizendo adeus a voc�s", escreveu ele. "Eu apenas gostaria de lutar como um soldado das id�ias".

Povo
Jorge, de 29, anos, disse � Ag�ncia Efe que n�o se importa muito com a sucess�o, pois o que o preocupa mesmo � conseguir uma permiss�o para abandonar a ilha. Tom�s, um pedreiro de 47 anos, aguardar� o que vai acontecer: "� a primeira vez que acontece isto. � preciso esperar para ver como ficar�o as coisas".

Para ele, n�o h� d�vidas de que o novo chefe de Estado e de governo ser� Ra�l Castro, presidente provis�rio desde 31 de julho de 2006, e que com o irm�o de Fidel "as coisas podem melhorar um pouco".

A tranq�ilidade foi a t�nica em Cuba desde que, na ter�a-feira (19), o l�der da Revolu��o Cubana, de 81 anos, anunciou nos meios de comunica��o da ilha, todos estatais, que n�o aceitar� a renova��o de seu mandato.

Escolha
O nome do novo chefe de Estado ser� declarado oficialmente ap�s a instala��o de uma nova legislatura de cinco anos da Assembl�ia Nacional do Poder Popular, que tem duas sess�es por ano e no �ltimo q�inq��nio, com exce��o dos or�amentos anuais, aprovou apenas uma lei.

A sess�o come�ar� no Pal�cio das Conven��es de Havana, �s 10h (12h de Bras�lia), quando os 614 deputados eleitos no dia 20 de janeiro assumir�o seus postos.

Depois, provavelmente a portas fechadas, ser� eleita a nova dire��o do Parlamento, o presidente, os vice-presidentes, o secret�rio e demais membros do Conselho de Estado, integrado por 31 pessoas.

Mudan�a
Enquanto o mundo comenta as mudan�as institucionais em Cuba, nas ruas de Havana o povo parece alheio ao fato de que, pela primeira vez desde a sua cria��o, em 1976, o Conselho de Estado n�o ser� presidido pelo l�der da revolu��o de 1959.

Sacha, estudante de 18 anos, disse que a pol�tica n�o lhe interessa.

"Aqui n�o vai acontecer nada, e se ocorrer alguma confus�o, j� estaremos preparados", disse, salientando que essa "confus�o" s� pode vir de fora de Cuba, em refer�ncia aos Estados Unidos.

Dania, de 60 anos, n�o acredita que a ren�ncia de Fidel trar� mudan�as, porque o l�der "preparou o povo durante tempo para quando isto ocorresse".

"O mais certo � que assuma Ra�l. Portanto, tenho certeza de que tudo continuar� como at� agora", acrescentou a cubana, que trabalha numa policl�nica.

O jornal oficial "Granma" afirma que os 614 deputados ter�o "a importantes e hist�rica miss�o" de escolher os componentes do Conselho de Estado.

No entanto, n�o faz refer�ncia direta � sucess�o do "companheiro Fidel", como este aparece na imprensa oficial desde que, na ter�a-feira (19), pediu para ser chamado assim.

Em Havana, pelo menos abertamente, apenas diplomatas, analistas e correspondentes estrangeiros fazem debates sobre quem ser�o os novos presidente, vice-presidentes, l�deres do Parlamento e demais integrantes dos conselhos de Estado e de Ministros.

Cuba define neste domingo o sucessor de Fidel Castro. Novo chefe de Estado ser� nomeado ap�s reuni�o da Assembl�ia Nacional. Expectativa � que Ra�l Castro, interino h� 19 meses e irm�o de Fidel, seja escolhido.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir