Categoria Música  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Cláudia Leitte vai mais longe que Ivete e Dani Mercury?.
O que é que a baiana não tem? Claudia Leitte conseguirá sair da sombra de Ivete Sangalo?
Cláudia Leitte vai mais longe que Ivete e Dani Mercury?.
Foto:Thiago Bernardes

Desafio você a um teste cego: ouvir pela primeira vez uma música de Ivete Sangalo e outra de Claudia Leitte e dizer quem é quem. É impossível distinguir entre as vozes das duas. O tom, o timbre, o jeito de cantar. Elas são a mesma coisa. Como Ivete está aí há mais tempo, deduzo que a cópia seja Claudia Leitte.

Ivete faz 36 anos em maio. Começou na Banda Eva, em 1993. E partiu para a carreira-solo em 1999. Estima-se que, nesse tempo todo, tenha vendido quase 10 milhões de cópias de CDs e DVDs. Claudia completa 28 anos em julho. Começou na banda Babado Novo, em 2001. E acaba de fazer, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o primeiro show de sua carreira-solo. Estima-se que já tenha vendido quase 1 milhão de cópias de CDs e DVDs.

O fato de Ivete e Claudia operarem rigorosamente na mesma freqüência fez crescer entre elas uma bela animosidade. Enquanto parecem suportar melhor Daniela Mercury, a precursora dessa linhagem de divas de trio elétrico, que intelectualizou um bocado sua produção e deu muitos passos em direção à MPB, ou Margareth Menezes, que nunca rompeu o escopo de cantora cult e a aura de figura mais autêntica, fica claro que Ivete e Claudia não se suportam. Afinal, disputam o mesmo posto. E com as mesmas armas: uma sensualidade meio jeca, meio bruta, que fica entre a menina espevitada e o mulherão arrebatador, coxões monumentais empreendendo performances atléticas e suarentas em megaproduções pirotécnicas, berrantes (sem trocadilho), cheias de excessos e de clichês. No último Carnaval, em Salvador, as duas chegaram a trocar farpas sobre a intrigante questão de quem seria "a mais gostosa".

Quando surgiu, Ivete não imitou Daniela, que não copiou Margareth. Claudia vai conseguir ser mais original?
Ivete e Claudia são marcas muito bem-sucedidas, como provam os números que elas têm para mostrar. A estratégia de copiar o líder é antiga e legítima na competição entre produtos de vários ramos. Mas, quando o assunto é produção artística, não é bem assim. Não sou um consumidor de axé. Portanto, entre Ivete e Claudia, prefiro nenhuma das duas. Mas me pergunto se o mérito artístico de Claudia pode ir além de fazer uma boa imitação de Ivete" que, quando surgiu, não imitou Daniela, que também não mimetizou Margareth. Claudia conseguirá extrair de seu talento e das condições que estão colocadas a sua disposição um resultado mais original, mais surpreendente, que não dependa tanto das indicações de caminho deixadas por sua concorrente?

Ivete, por sua vez, parece se irritar com o maior elogio que poderia receber. A estratégia de carreira de Claudia até aqui escreve no muro: existo graças a Ivete e porque Ivete não dá conta de atender a toda a demanda que há por Ivete. Claudia tem se dedicado a ser isso: um genérico bem-feito de Ivete. Que viceja no espaço que Ivete não consegue preencher. Como estratégia de entrada no jogo, deu certo. Daqui para a frente, no entanto, Claudia vai precisar mostrar o que é que a baiana tem. E me refiro a ela" o que a outra baiana tem, a gente já sabe.

Cláudia Leitte vai mais longe que Ivete e Dani Mercury?.
O que é que a baiana não tem?
Claudia Leitte conseguirá sair da sombra de Ivete Sangalo?


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir