Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 24-02-2008

'Estômago' vence Festival de Cinema de Punta del Este
João Miguel levou o prêmio de melhor ator. 'Jogo de cena', do diretor brasileiro Eduardo Coutinho, venceu como melhor documentário
'Estômago' vence Festival de Cinema de Punta del Este
Foto: Divulgação

O filme brasileiro "Estômago", do diretor Marcos Jorge, venceu o prêmio de melhor filme e seu protagonista, João Miguel, levou o de melhor ator, no fechamento do 11º Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai.

"Para mim é muito importante ver que o público ibero-americano gosta de "Estômago" e estou muito feliz que o júri tenha compreendido e amado este filme", disse o diretor, que estréia com este filme em longas-metragem após trabalhar em cinema publicitário e documentários.

O festival uruguaio tem "a dimensão ideal" deste tipo de festival, assegurou o diretor brasileiro, porque Punta del Este é um espaço "quente" no qual pode-se falar de cinema com outros produtores e com o público.

"Estômago" narra a história da ascensão e queda de um cozinheiro com dotes muito especiais e sob a aparência de comédia satírica, oferece uma reflexão crítica sobre as diferentes camadas sociais.

João Miguel
O ator protagonista, João Miguel, ganhou o prêmio de melhor ator por seu papel neste filme e no também brasileiro "Mutum", dirigido por Sandra Kogut.

Durante o festival, inaugurado no domingo passado, competiram na seção oficial 17 obras da Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, França, China, México e Venezuela e foram projetados quase cem títulos entre longas-metragens, documentários e curtas-metragens.

Durante a festa de encerramento do festival foi homenageada a atriz argentina Graciela Borges, protagonista de mais de 50 títulos entre longas-metragens de cinema e filmes para televisões nacionais e internacionais.

'Jogo de cena' leva prêmio de melhor documentário
O júri da seção PuntaDoc agraciou "Jogo de cena", do diretor brasileiro Eduardo Coutinho, como melhor documentário e outorgou menção especial para a fita "Ultimo instante en la patria de la felicidad", do argentino Alejandro Fernández Mouján.

Curta
"O brilho dos meus olhos" (Allan Ribeiro, Brasil) ganhou o prêmio principal da categoria de curtas-metragens MalCine, na qual o argentino Lucas Shannon se destacou como melhor diretor com "Proyecto Diorama".

'Estômago' vence Festival de Cinema de Punta del Este. João Miguel levou o prêmio de melhor ator. 'Jogo de cena', do diretor brasileiro Eduardo Coutinho, venceu como melhor documentário.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir