Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Parlamento inicia sessão para nomear sucessor de Fidel C.
O Parlamento cubano iniciou hoje às 10h (12h em Brasília) em Havana a sessão na qual nomeará o sucessor de Fidel Castro
Parlamento inicia sessão para nomear sucessor de Fidel C.

Havana, 24 fev (EFE) - O Parlamento cubano iniciou hoje às 10h (12h em Brasília) em Havana a sessão na qual nomeará o sucessor de Fidel Castro, que deixa a Presidência após 49 anos no poder.

Os 614 deputados, quase todos militantes ou simpatizantes do Partido Comunista, votarão nas próximas horas por uma lista única de candidatos ao Conselho de Estado, cujo presidente é a máxima autoridade do país.

A lista se manteve em segredo até agora, mas muitos cubanos, analistas e diplomatas acreditam que a relação é liderada pelo general Raúl Castro, de 76 anos, que passou a ocupar a Presidência há 19 meses, depois de Fidel, de 81, ter ficado doente.

O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, também acredita que a obra de Fidel será continuada por Raúl, e indica isto em uma carta a qual enviou ao general, cuja divulgação hoje na imprensa oficial cubana é o primeiro sinal aberto sobre sua esperada nomeação como chefe de Estado e de Governo.

"Sei que dará continuidade à obra de Fidel com um compromisso e uma força inesgotáveis", escreveu Bouteflika a Raúl, de quem muitos em Cuba esperam reformas econômicas que aliviem a agônica escassez de alimentos, habitação, transporte e outros artigos e serviços essenciais.

O irmão mais novo do líder cubano, que assiste à sessão, citou nos últimos meses a necessidade de fazer reformas estruturais, mas sem deixar o regime socialista, e criticou o "excesso de proibições" vigentes na ilha.

Além do presidente, hoje serão escolhidos para os próximos cinco anos um primeiro vice-presidente, cinco vice-presidentes, um secretário e outros 23 membros do Conselho de Estado.

A instalação da sétima legislatura da Assembléia começou no Palácio das Convenções, dirigida pela presidente da Comissão Eleitoral, María Esther Reus, enquanto no resto da cidade se mantinha a calma dos últimos dias.

Foi anunciado oficialmente que os canais de televisão cubanos, todos estatais, transmitirão ao vivo o encerramento da sessão, às 14h30 (16h30 em Brasília).

A atividade nas ruas de Havana no início desta manhã ensolarada e quente é a mesma de qualquer domingo, salvo em torno do Palácio das Convenções, observaram correspondentes da Efe.

Fidel Castro não quer ser presidente, nem comandante-em-chefe das Forças Armadas, mas não revelou o que fará com outro de seus cargos, o de primeiro-secretário do Partido Comunista.

Dirigentes da dissidência afirmaram à Efe que, por isso, têm dúvidas e reservas sobre se efetivamente deixará o poder.

Raúl atualmente é primeiro vice-presidente dos conselhos de Estado e de Ministros, segundo secretário do partido e ministro das Forças Armadas, além de único cubano com categoria de general de Exército.

"Pode contar com o apoio e a amizade da Argélia, que sabe valorizar as responsabilidades que agora assumirá", disse Bouteflika em sua carta, na qual acrescenta que o anúncio de que Fidel não deseja ser reeleito "comoveu o mundo".

"É compreensível a aspiração deste grande homem a um descanso bem merecido, depois de uma longa vida de combates, lutas e militância", acrescenta Bouteflika.

"Mas é difícil aceitar seu desaparecimento da cena política cubana e internacional que marcou profundamente com sua grande personalidade, sua fala poderosa e a lucidez de sua visão que nunca falhou", acrescenta.

Antes de nomear o Conselho de Estado, a Assembléia Nacional do Poder Popular elegerá sua própria direção para esta legislatura de cinco anos.

De acordo com a Comissão Eleitoral, 481 deputados (78%) têm grau universitário, 265 (43%) são mulheres, e 374 (61%) nasceram depois do triunfo da revolução que derrubou o ditador Fulgencio Batista em 1º de janeiro de 1959.

Há 395 legisladores brancos, 118 negros e 101 mestiços, segundo a mesma fonte.

Parlamento inicia sessão para nomear sucessor de Fidel C.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir