Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Documentos sobre assassinato de Kennedy são liberados.
As caixas com arquivos estavam fechadas há 40 anos. Procurador diz que vai ceder material para exposição em museu.
Documentos sobre assassinato de Kennedy são liberados.

Há mais de 40 anos trancada, uma grande coleção de documentos e itens relacionados ao assassinato do presidente John F. Kennedy foi liberada pelo procurador distrital do condado de Dallas nesta semana.
O procurador, Craig Watkin, abriu oficialmente 15 caixas que haviam sido guardadas num cofre no 10º andar do edifício do Tribunal do Condado de Dallas.

As caixas tinham uma sacola de recordações, da roupa de Lee Harvey Oswald a um coldre de couro customizado para carregar a arma do assassino de Oswald, Jack Ruby. "Nós decidimos que essas informações eram importantes demais para serem mantidas em segredo", afirmou Watkins. Watkins declarou ainda que ficou sabendo dos documentos logo depois de assumir o cargo, há um ano.

Mesmo que seus predecessores tenham escolhido manter o material em segredo, Watkins afirma que não viu motivo para fazer o mesmo. Watkins declarou também que um museu ainda não havia sido escolhido, mas mencionou o Smithsonian, em Washington, ou o Sixth Floor Museum (Museu do Sexto Andar), em Dallas, como duas possibilidades.

Cofre
Os itens estavam guardados num cofre no escritório do procurador distrital no tribunal do condado. Entre os documentos está uma transcrição de uma suposta conversa entre Oswald, o assassino do presidente, e Ruby, que matou Oswald depois que o presidente foi morto. A transcrição alega que a conversa ocorreu na casa noturna de Ruby, o Carousel Club, antes do assassinato e descreve os dois homens discutindo o assassinato de Kennedy.

Num comunicado à imprensa acompanhando a liberação das caixas, Watkins afirmou que a acreditava que a transcrição era falsa. Também incluído nas caixas estava o soco inglês que Ruby tinha com ele quando atirou em Oswald.

Oswald foi preso pelos tiros que mataram o presidente em 22 de novembro de 1963, no Dealey Plaza, em Dallas. Dois dias depois, Ruby matou Oswald a tiros enquanto estava sob custódia da polícia. Ele foi condenado por assassinato, mas essa condenação foi derrubada quando um tribunal de apelação do Texas descobriu que Ruby havia tido injustamente negada uma chance de ter seu caso julgado em outra área. Ruby morreu de câncer enquanto aguardava novo julgamento pelo assassinato.

Documentos sobre assassinato de Kennedy são liberados.
As caixas com arquivos estavam fechadas há 40 anos.
Procurador diz que vai ceder material para exposição em museu.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir