Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Atentado suicida mata 40 peregrinos xiitas no Iraque
Com faixas e uma grande estrela, torcedores do Bota s�o os mais animados para a decis�o
Atentado suicida mata 40 peregrinos xiitas no Iraque

HILLA, Iraque, 24 Fev 2008 (AFP) - Pelo menos 40 peregrinos xiitas morreram e 60 ficaram feridos em um atentado suicida cometido este domingo em Iskandiriya, ao sul de Bagd�, informou uma fonte do Minist�rio iraquiano do Interior.

"�s 15h00 (09h00 de Bras�lia), um terrorista suicida penetrou em uma tenda onde dezenas de peregrinos estavam comendo e explodiu a carga que trazia consigo. O n�mero de v�timas de que dispomos � de pelo menos 40 mortos e 60 feridos", informou � AFP Karim al-Timimi, oficial de Pol�cia da prov�ncia de Babel.

O doutor Mohammed al-Zaidi, dos servi�os m�dicos de Hilla, confirmou esse n�mero e indicou que 25 feridos est�o em estado grave.

Os peregrinos chegam h� v�rios dias � cidade sagrada de Kerbala (sul) para celebrar, no dia 28 de fevereiro, o 40� dia que se seguiu � morte do im� Hussein, uma das figuras mais veneradas do Isl� xiita, morto pela dinastia sunita dos Om�ias no ano 680.

"Um terrorista suicida praticou o ataque �s 14h47", indicou � AFP o Ex�rcito americano.

Esse foi o segundo maior atentado, em n�mero de v�timas, cometido em fevereiro no Iraque, no momento em que a administra��o americana e o governo iraquiano atribuem a diminui��o da viol�ncia ao plano de seguran�a realizado em Bagd� h� um ano e ao refor�o das opera��es militares no restante do pa�s.

As peregrina��es xiitas �s cidades sagradas de Kerbala e Najaf s�o freq�entemente alvos de atentados por parte de grupos armados iraquianos, em especial a rede Al-Qaeda.

Os servi�os de seguran�a iraquianos apreenderam recentemente granadas, armas e explosivos escondidos em mastros de bandeiras.

O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, disse na semana passada que a Al-Qaeda foi derrotada em Bagd�, gra�as ao plano de seguran�a iniciado h� um ano na capital, e prometeu que a organiza��o de Osama bin Laden ser� derrotada em todo o pa�s.

"Gra�as a Deus, derrotamos e desmantelamos as redes da Al-Qaeda (...). Nossa vit�ria em Bagd� abre as portas para a vit�ria em todas as prov�ncias", disse Maliki.

Para evitar qualquer atentado em Kerbala, as autoridades iraquianas mobilizaram mais de 40.000 membros das for�as de seguran�a.

"Nossas for�as est�o preparadas para enfrentar qualquer amea�a de grupos extremistas", havia dito o general Raed Shaker Jawdat, chefe da Pol�cia de Kerbala.

Atentado suicida mata 40 peregrinos xiitas no Iraque.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir