Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-02-2008

Fantastico faz entrevista com Ronaldo em recuperação. Veja !
O maior de todos os nossos artilheiros desabafa: tem medo do futuro. Ronaldo, o Fenônemo, recebeu os repórteres Sônia Bridi e Paulo Zero no apartamento que tem em Paris
Fantastico faz entrevista com Ronaldo em recuperação. Veja !
Foto: Agência

O apartamento é num dos endereços mais exclusivos de Paris. Ronaldo foi para lá logo depois da entrevista coletiva que deu ao deixar o hospital, após oito dias de internação. Foi nesse apartamento que ele recebeu o Fantástico para uma conversa exclusiva.

O Fenômeno está contente, não porque trocou o quartinho apertado do hospital pelo apartamento, mas por finalmente sentir o conforto de ter a família por perto.

Ronaldo: Na hora mais difícil, que você está caindo, você tem que se apoiar neles.

Fantástico: Desculpa fazer relembrar disso de novo, mas foi muito chocante a imagem do momento da queda, a expressão de dor. Era só dor ou era se dar conta de que tinha acontecido de novo, que era o outro joelho e tudo que você tinha pela frente?

Ronaldo: A dor mesmo não é tão grande, porque é tão rápido. O que senti foi que foi exatamente a mesma coisa que aconteceu no joelho direito. Aí é que bate desespero, uma tristeza, um monte de perguntas sem respostas. Tipo: Por que isso está acontecendo de novo? Por que comigo? O que eu fiz para merecer isso?

Fantástico: Você tem medo de ficar com seqüelas graves desse acidente?

Ronaldo: Se não fizer direito a recuperação, muito provável que tenha, que deixe alguma seqüela. Mesmo que eu pense em amanhã não voltar a jogar, eu tenho que fazer o melhor na recuperação para amanhã ou depois eu andar com meu filho, andar de bicicleta com ele, correr com ele, sem ter dor, sem ter nenhuma seqüela.

Fantástico: Você contempla a possibilidade de não voltar a jogar?

Ronaldo: Eu tenho que estar preparado para isso também. Eu tenho que saber que não vai ser fácil, que vai ser uma recuperação muito dura, muito difícil e que pode acontecer de ocorrer algum problema no meio da recuperação e, infelizmente, eu não poder jogar mais. Mas eu vou deixar isso para o final da recuperação para ver. Se no final eu tiver dor mesmo recuperado e puder levar uma vida normal, mas tiver dor, talvez seja a hora mesmo de dizer adeus ao futebol.

Fantástico: O que mais pode motivar alguém que já venceu duas Copas, já foi três vezes eleito o melhor jogador do mundo?

Ronaldo: Às vezes, eu paro para pensar e chego a essa conclusão também, mas quando eu estou em campo, nada disso importa, nem dinheiro, nem título, nem... Quando eu estou em campo, eu faço como se tivesse em Bento Ribeiro, onde eu nasci, jogando com meus amigos de infância e brincando de ganhar o time adversário. Essa é a melhor sensação que existe.

Fantástico: E jogar com a camisa do Flamengo, uma velha paixão?

Ronaldo: Não é exatamente o melhor momento para se falar de Flamengo, ou do Milan ou de qualquer outro clube, porque logicamente nenhum clube quer um jogador operado duas vezes, com duas lesões gravíssimas no joelho, nenhum clube pensa em contratar um jogador assim, com 31 anos, com dúvidas se vai voltar a jogar ou não. Mas, ao mesmo tempo, eu não preciso de nenhum tipo de caridade de nenhum time, graças a Deus, graças a minha história no futebol.

Recuperação no próprio apartamento

O trabalho de recuperação não pode esperar. No apartamento mesmo, nas primeiras horas em casa, diante da equipe do Fantástico, ele começa o tratamento. Eletrodos incentivam a drenagem, e um equipamento que dobra o joelho de Ronaldo até 30º. Ao longo das primeiras semanas, a inclinação vai sendo aumentada, para evitar que o tendão rompido e reparado perca a elasticidade.

Fantástico: Quando você fala em uma vida normal, em andar de bicicleta com seu filho, você pensa também em casar de novo, ter mais filhos?

Ronaldo: Tenho planos de casar de novo, ter filhos, de dedicar mais tempo ao meu filho, ao Ronald, ser um melhor pai. Porque na minha vida de jogador, infelizmente, eu sou um pai ausente. A Bia [a estudante Maria Beatriz, namorada do Ronaldo] é uma guerreira. Acho que ela pagou todos os pecados da vida dela agora nesses oito dias. Minha companheira. Muito agradeço a ela também de ter feito esses oito dias mais tranqüilos.

Fantástico: Na coletiva, Ronaldo declarou: "A minha paixão por jogar bola, minha paixão por fazer gols, essa é a luz no final do túnel que eu vejo, que eu quero alcançar". O que é que tem nessa luz?

Ronaldo: Essa luz tem só... Digamos que essa luz tem um refletor de um campo de futebol. E o campo ali, refletores acesos, torcida gritando, torcendo, gritando meu nome e 21 jogadores dentro de campo me esperando no estádio. Eu imagino assim.

Fantastico faz entrevista com Ronaldo em recuperação. O maior de todos os nossos artilheiros desabafa: tem medo do futuro. Ronaldo, o Fenônemo, recebeu os repórteres Sônia Bridi e Paulo Zero no apartamento que tem em Paris.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir