Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Imprensa internacional destaca continuísmo da sucessão cuba
Periódicos abordaram a substituição de Fidel pelo irmão Raúl Castro no domingo (24)
Imprensa internacional destaca continuísmo da sucessão cuba
Foto: Adalberto Roque/AFP

A sucessão presidencial cubana, com a definição do general Raúl Castro, irmão de Fidel Castro, como novo presidente neste domingo (24), foi abordada como um continuísmo pela mídia internacional.

Em seu primeiro discurso como presidente, Raúl disse que é "necessário, desde já, assegurar a continuidade da revolução", e lembrou a importância do irmão. "Fidel é insubstituível", disse.

Confira como a sucessão foi abordada pelo mundo:

The Washington Post

O jornal norte-americano enfatizou a manutenção da velha guarda revolucionária em Cuba após a saída de Fidel do poder. De acordo com a reportagem, "a decisão unânime foi um duro golpe aos cubanos que esperavam que o domingo mudasse drasticamente a direção da ilha."

Miami Herald

O periódico analisou a sucessão cubana com a análise do ex-analista da CIA, Brian Latell, que afirmou que as mudanças no Conselho de Estado, "sem dúvida orquestradas por Raúl Castro", lembra a União Soviética do começo dos anos 1980, quando "homens da velha guarda substituíam outros da velha guarda."

A reportagem indica ainda que as mudanças não virão a Cuba tão rápido quando alguns desejam, já que Raúl irá consultar o irmão nos principais assuntos da ilha. O texto ainda afirma que o discurso do novo presidente cubano foi encarado com decepção tanto no sul da Flórida quanto no pequeno movimento oposicionista de Cuba.

The Guardian
O jornal inglês destacou que Raúl Castro, que há tempos era "avesso à exposição pública" deve favorecer uma abertura econômica nos modelos chineses para melhorar a qualidade de vida sem perder o controle político. "Ele tem encorajado a crítica do sistema, levantando expectativas de que a melhoria do fornecimento de alimentos, transporte e moradia seriam suas prioridades."

El País
Com o título "A velha guarda resiste em Cuba", o jornal espanhol indicou o continuísmo do sistema cubano, repassado a pessoas de confiança do ex-presidente. Segundo o periódico, a perpetuação dos cargos do regime e a designação de Ramón Machado como vice, satisfazem a vontade de Fidel.

Imprensa internacional destaca continuísmo da sucessão cubana. Periódicos abordaram a substituição de Fidel pelo irmão Raúl Castro no domingo (24). As reportagens trataram da manutenção da 'velha guarda' no comando da ilha.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir