Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Chefe da Unmik pede clareza à Sérvia sobre mandato de missão
O chefe da Missão Administradora Interina das Nações Unidas no Kosovo (Unmik), Joachim Rücker
Chefe da Unmik pede clareza à Sérvia sobre mandato de missão

Pristina, 25 fev (EFE).- O chefe da Missão Administradora Interina das Nações Unidas no Kosovo (Unmik), Joachim Rücker, pediu hoje à Sérvia que esclareça se em seus atos para reivindicar a soberania sobre o Kosovo desafiará o mandato da força.

Rücker expressou hoje seu descontentamento com a postura do ministro sérvio para o Kosovo, Slobodan Samardzic, após um encontro entre os dois ambos que terminou sem acordos.

"Não estou satisfeito, até mesmo não cheguei a entender algumas de suas palavras", afirmou Rücker em Pristina.

A reunião, a portas fechadas, foi realizada em Kosovo-Polje, cenário da batalha de mesmo nome que em 1389 marcou a queda da Sérvia sob dominação otomana.

"Inclusive não ficou claro se a Sérvia desafiará o mandato da Unmik sob a resolução 1.244", acrescentou o diplomata alemão.

O representante sérvio foi impedido de entrar no Kosovo no domingo, mas Rücker explicou que mudou de opinião para que Samardzic esclarecesse sua atitude.

Samardzic comentou na semana passada que incendiar e atacar os postos do norte do Kosovo na fronteira com a Sérvia foi algo "lamentável, mas legítimo".

"Disse que queria me encontrar com ele porque queria dizer a ele o que pensávamos sobre suas posições", explicou hoje Rücker, que já tinha manifestado anteriormente que o apoio à violência é inaceitável para a Unmik.

Chefe da Unmik pede clareza à Sérvia sobre mandato de missão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir