Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Alunos são pintados e pulam em 'laguinho' em trote da USP
Trote começou com uma dose de pinga distribuída a todos os calouros
Alunos são pintados e pulam em 'laguinho' em trote da USP
Foto: Luísa Brito/G1

No primeiro dia de aula na Universidade de São Paulo (USP), nesta segunda-feira (25), os estudantes dos cursos de arquitetura e design participaram de um trote que incluiu banho em um laguinho artificial feito em frente ao prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

As atividades começaram por volta das 11h, quando os calouros foram enfileirados em cima de um banco e tomaram uma dose de pinga colorida. O clima era de brincadeira e descontração. Tanto os organizadores do trote como estudantes dizem que ninguém foi obrigado a beber.

A caloura Patrícia Jenny, de 19 anos, por exemplo, se recusou a tomar a pinga. "Não comi nada, se beber posso me sentir mal", justificou para um vetereno que tentava convencê-la a tomar uma espécie de batida.

Segundo representantes do grêmio, o objetivo do evento é promover a integração dos novos alunos por meio das atividades. "Para quem não quis beber demos copinhos com água só para eles participarem da atividade", disse Felipe Contier, um dos diretores do grêmio da faculdade. Segundo a organização e calouros entrevistados pelo G1, antes de começar o trote, os alunos foram avisados das atividades e quem não quis participar ficou de fora.

A caloura de arquitetura Elisa de Oliveira, de 18 anos, aceitou ser pintada e até bebeu um golinho de pinga, mas não topou o banho no laguinho. "Vou voltar de ônibus, não queria me molhar", disse ela que conseguiu escapar do rito tradicional que, segundo os estudantes, é feito desde 1969. Já o calouro de design Rafael Fuzitani, de 21 anos, quis participar de tudo. "Achei divertido, bem legal. Já até vim preparado com uma roupa mais simples, caso sujasse de tinta", contou ele.

O trote contou ainda com um show do maracatu da Escola da Cidade e um almoço com saladas, pão com carne moída e frutas de sobremesa. A programação continuaria à tarde com festas e outras atividades promovidas no prédio da faculdade.

Alunos são pintados e pulam em 'laguinho' em trote da USP. Trote começou com uma dose de pinga distribuída a todos os calouros. Estudantes dizem que evento foi divertido e não teve excessos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir