Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Hillary e Obama discutem por foto do senador em traje somali
Foto de 2006 mostra Obama usando um turbante e uma t�nica branca
Hillary e Obama discutem por foto do senador em traje somali
Foto: AP

Os pr�-candidatos democratas � Presid�ncia dos Estados Unidos Hillary Clinton e Barack Obama se enredaram nesta segunda-feira (25) em uma nova disputa, desta vez pela distribui��o de uma foto na qual o senador aparece vestido de traje t�pico somali.

A foto, tirada em 2006 durante uma viagem de Obama ao Qu�nia, o pa�s natal de seu pai, mostra o senador por Illinois usando um turbante e uma t�nica branca.

O site de not�cias conservador "Drudge Report" publicou a foto e indicou que ela foi divulgada por membros da campanha de Hillary, que fazia um discurso sobre pol�tica externa em Washington.

H� alguns meses circula um falso boato, divulgado em e-mails, de que Obama � mu�ulmano, algo que o senador desmentiu v�rias vezes.

A equipe de Obama reagiu com irrita��o perante a fotografia e disse que a campanha da senadora por Nova York "se envolveu na manobra mais vergonhosa, ofensiva e com a inten��o de causar mais medo que vimos no seio de qualquer partido nestas elei��es".

Por sua parte, a diretora de campanha da ex-primeira-dama, Maggie Williams, afirmou que se Obama "quer denunciar que uma foto na qual aparece com o traje t�pico somali cria divis�es, deveria sentir vergonha. Hillary Clinton usou o traje t�pico de pa�ses que visitou e essas fotos foram publicadas em muitos lugares".

Debate
Os dois pr�-candidatos democratas se ver�o frente a frente nesta ter�a-feira (26) em Ohio, em um debate que ser� o 19� desde que come�ou a campanha eleitoral, e que acontecer� exatamente uma semana antes das prim�rias nesse estado e no Texas, consideradas chave para decidir quem ser� o candidato definitivo.

� medida que a campanha cresceu em intensidade, os dois aspirantes trocaram cada vez mais farpas, mas em seu �ltimo encontro t�te-�-t�te, em um debate h� uma semana no Texas, mantiveram um tom cordial e Hillary afirmou que "aconte�a o que acontecer, estarei muito orgulhosa de ter estado aqui com Barack Obama".

Hillary e Obama discutem por foto do senador em traje somali
Foto de 2006 mostra Obama usando um turbante e uma t�nica branca.
Os dois pr�-candidatos � Presid�ncia trocaram acusa��es pela divulga��o da imagem.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir