Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Barco que naufragou no rio Amazonas começa a ser retirado
Veículo da Marinha iça o barco Almirante Monteiro, em Itacoatiara (AM), que naufragou na quinta-feira passada matando 16 pessoas
Barco que naufragou no rio Amazonas começa a ser retirado
Foto: Thea Morel/A Crítica/Agência Estado

O barco Almirante Monteiro, que sofreu um acidente na madrugada da última quinta-feira (21) e matou 16 pessoas, começou a ser retirado hoje do rio Amazonas, no município de Itacoatiara, cerca de 260 km de Manaus.

A Marinha, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Amazonas estimam que o trabalho de içamento do barco ainda se estenda por mais dois dias. Com o auxílio de uma balsa, uma equipe de aproximadamente 15 pessoas atua desde a manhã no local.

Depois que for totalmente retirado do rio, o barco Almirante Monteiro será levado a um ponto próximo de onde naufragou, em terra firme, para que especialistas da Polícia Civil iniciem a perícia.

O acidente
No sábado (23) foram encontrados os últimos dois corpos das vítimas do naufrágio. Das cerca de 110 pessoas que estavam na embarcação, 16 morreram e 92 foram salvas com vida.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias dos Santos, é possível que um menino, de um ano e meio, ainda esteja desaparecido. O corpo da criança foi reclamado por parentes um dia após o acidente. A criança, entretanto, pode não ter embarcado com a mãe, Marina Aragão Ribeiro, 48, uma das últimas vítimas a serem resgatadas no sábado.

O barco saiu de Alenquer, no Pará, com destino a Manaus, no Amazonas. O comandante da embarcação disse à Marinha ter partido de Alenquer com 70 passageiros e 12 tripulantes. No entanto, mais pessoas embarcaram ao longo do trajeto e cerca de 110 pessoas estariam a bordo no momento da colisão.

A embarcação Almirante Monteiro é inscrita e regularizada na Capitania dos Portos, sendo utilizada para transporte de passageiros e de carga. Sua lotação máxima é de 165 passageiros.

O acidente aconteceu nas proximidades da foz do Paraná da Eva, perto da comunidade de Novo Remanso, na margem esquerda do rio Amazonas.

Colisão entre o barco e uma balsa aconteceu no início da madrugada desta quinta, no rio Amazonas

Bombeiros resgatam sobreviventes

Mais de 100 pessoas estavam na embarcação; 16 morreram

Por volta de 1h de quinta-feira, o Almirante Monteiro se chocou com uma balsa que navegava em sentido oposto.

Uma outra balsa que estava a serviço da Polícia Civil do Amazonas encontrava-se nas proximidades e conseguiu resgatar 92 pessoas.

Desde quinta-feira, mergulhadores do Corpo de Bombeiros e da Marinha faziam buscas submersas. Além disso, barcos da Marinha, da Polícia Militar e voadeiras do Corpo de Bombeiros faziam as buscas na superfície do rio.

O Exército cedeu um helicóptero, que sobrevoou a área em busca de vítimas nas margens. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, as águas fortes e turvas do rio Amazonas, junto com a chuva que caía na região, dificultaram o resgate.

A Marinha vai abrir um inquérito para investigar o que provocou o choque e se havia irregularidades nas embarcações.

* Com informações da Agência Estado, Agência Brasil e da Reuters

Barco que naufragou no rio Amazonas começa a ser retirado das águas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir