Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-02-2008

Premiê deposto da Tailândia volta ao país na quinta-feira.
Os seguidores de Shinawatra, popular no norte e no nordeste do país, pediram ao povo que se mobilize e aguarde o ex-primeiro-ministro no aeroporto
Premiê deposto da Tailândia volta ao país na quinta-feira.

Bangcoc, 26 fev (EFE).- O ex-primeiro-ministro da Tailândia, Thaksin Shinawatra, deposto em setembro de 2006 por um golpe de Estado e que desde então vive num exílio voluntário, voltará para seu país na quinta-feira, informou hoje a imprensa local.

Shinawatra, a quem o novo Governo de seu aliado, o atual primeiro-ministro Samak Sundaravej, devolveu há algumas semanas seu passaporte diplomático, é acusado formalmente de vários crimes de corrupção.

Os seguidores de Shinawatra, popular no norte e no nordeste do país, pediram ao povo que se mobilize e aguarde o ex-primeiro-ministro no Aeroporto Internacional de Bangcoc.

Por sua vez, os detratores do ex-chefe do Executivo tailandês anunciaram que convocarão manifestações contra o retorno dele.

Shimawatra é um dos 111 políticos processados por fraude eleitoral que a Suprema Corte declarou inaptos para ocupar cargos na Administração pública e participar da vida política do país por cinco anos.

Desde que foi deposto, Shinawatra, o maior acionista do clube britânico Manchester City, passa a maior parte do tempo no Reino Unido e em Hong Kong.

A Junta Militar que se dissolveu após as eleições legislativas de dezembro na Tailândia tirou o passaporte diplomático de Shinawatra quando, em 2006, várias bombas de pouca potência explodiram em diferentes localidades de Bangcoc. EFE

Premiê deposto da Tailândia volta ao país na quinta-feira.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir