Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 25-02-2008

ALTOS E BAIXOS
Ver a coisa apenas pelo lado moral j� traz uma por��o de inconsist�ncias, para n�o dizer hipocrisias
ALTOS E BAIXOS
Foto: Altos e baixos

Est�o vendo os figuras a� da foto? O grand�o � bem conhecido, at� j� esteve no Brasil. � Bao Xishun, 56 anos, o homem mais alto do mundo com 2,56 m. O pequeno, que n�o � nenhuma crian�a, � He Pingping, 19 anos, o homem mais baixo do mundo, com 0,73 m. Encontraram-se na Mong�lia, onde posaram para esta curiosa foto. Os dois est�o se preparando para participar de um carnaval em Madri, na Espanha. A diferen�a de altura entre eles � de 1,83 m, ou seja, quase um jogador de basquete ou um goleiro de futebol. Os dois naturalmente far�o sucesso por onde passarem, ser�o alvo da curiosidade p�blica e marcar�o presen�a em todas as telas de televis�o, cada vez mais sedentas por atra��es bizarras. Olhando para esses figuras a� fico pensando na mania quase obsessiva como muitas pessoas t�m cultuado seus corpos, seja malhando at� n�o poder mais nas academias, fazendo cirurgias pl�sticas sucessivas ou entupindo-se de pr�teses, silicones, botoxes e quaisquer outras novidades lan�adas pelos famosos (sempre eles!) com pompas e circunst�ncias. Tudo para alcan�ar o corpo perfeito, como se ele existisse. O corpo, esse, �s vezes endemoninhado, �s vezes endeusado inv�lucro humano. De uma coisa apenas eu tenho certeza, decorridos mais de vinte s�culos o homem ainda n�o conseguiu ficar � vontade com ele.

Ver a coisa apenas pelo lado moral j� traz uma por��o de inconsist�ncias, para n�o dizer hipocrisias. E � justamente nesse ponto que eu fico tentando entender qual � afinal a rela��o do homem com sua nudez. � para ser escondida? � para ser mostrada? Pode? N�o pode? Quando pode e quando n�o pode? Em ambiente fechado � permitido? Em p�blico � atentado ao pudor? Por favor algu�m a� me ajuda porque eu j� n�o estou entendendo mais nada... A mo�a est� num baile funk, ambiente fechado, s� est� ali quem quis entrar, quem gosta do que est� rolando. Um dj ou mc ou l�der do grupo do som oferece uma grana boa pra quem tirar a roupa e dan�ar pelado. A mo�a encara, n�o amarela, d� o show e acaba virando caso de pol�cia. Por qu�? Atentado ao pudor. Pudor de quem? Dos que estavam l� dentro e curtiram ou dos que estavam fora e n�o viram nada? Coisa estranha esse neg�cio de atentado ao pudor... Fico imaginando uma m�e toda cheia de moral e bons costumes condenando a mo�a do baile funk, porque ficou pelada em p�blico restrito sem receber o dinheiro prometido, e, ao mesmo tempo, toda orgulhosa com a filhinha que pousou para um nu art�stico, vai circular por milhares de m�os pelo pa�s afora e quem sabe comprar seu primeiro apartamento ou carro � custa do nu art�stico. A mo�a do baile funk, uma desconhecida, teve seus mais de quinze minutos de fama ao se defender, dizendo que n�o fez nada de errado, n�o matou, n�o roubou... Bombou legal na internet e foi esquecida. Esquecida porque logo em seguida chegou o carnaval, a suprema festa nacional da exibi��o de corpos, a c�u aberto, ao vivo e em cores.

Antigamente o carnaval era a festa dos foli�es, passou a ser dos carnavalescos, dos famosos e agora � tamb�m a grande festa dos cirurgi�es pl�sticos, a grande vitrine onde eles exp�em seus produtos. Tem um a� que usa a pr�pria mulher como merchandising, uma digna merecedora do Guinness, mais de quarenta pl�sticas espalhadas por um corpo quase todo descoberto no Samb�dromo e onde mais houver passarelas de exibi��o, com direito at� a anunciar que virar� japonesa, o marido vai esticar seus olhos e" surpresa das surpresas!" voltar� a ser virgem, gra�as novamente ao maridinho, ou marid�o?

Enquanto as escolas seguem, falta apenas surgir medidores de silicone para ver quem tem mais ml de peito. De repente aparece uma completamente nua na avenida, mexendo e remexendo aquele corp�o malhado de modelo, o que me traz logo uma d�vida cruel a atormentar minha cabe�a quase tanto quanto o atentado ao pudor. Por que ser� que todas as mulheres que surgem assim do nada com aqueles corp�es exuberantes dizem que s�o modelos? Algu�m ser� que parou pra pensar que as verdadeiras modelos vivem brigando com a balan�a e sempre �s margens da anorexia? Mas, voltemos � modelo nua na avenida, ou melhor, quase nua, porque, ao contr�rio da mo�a do funk, ela teve a preocupa��o de vir para o tudo ou nada com um tamp�o microsc�pico que, al�m de n�o tampar nada, ainda se perdeu pelas vias de regra. A escola tamb�m perdeu pontos que quase a levam para o grupo dois, mas a modelo ficou euf�rica, afinal, � forte candidata ao Guinness com o menor tamp�o do mundo. Vai ganhar, � claro, e trar� ao Brasil mais um t�tulo de inestim�vel valor.

Felizes Bao Xishun e He Pingping, fazem sucesso vestidos e sem bisturi.

Visite meu blog: http://www.blogdopaulista.blogspot.com

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Paulo Araujo    |      Imprimir