Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2008

Governo do Iraque condena novos ataques turcos no norte
Ex�rcito turco vem atacando o norte do pa�s para atingir integrantes do PKK
Governo do Iraque condena novos ataques turcos no norte
Foto: Reuters

O governo iraquiano condenou e considerou uma viola��o � soberania o novo ataque do Ex�rcito turco no norte do Iraque.

As tropas turcas travaram intensos combates com os rebeldes curdos entrincheirados no norte do Iraque nesta ter�a-feira (26).

Oficiais das for�as curdas da regi�o aut�noma do norte do Iraque afirmaram que os combates prosseguem sem interrup��o desde domingo ao redor da base de Zap.

Entenda o conflito entre a Turquia e os curdos do PKK

As tropas turcas, apoiadas por disparos de artilharia e cobertura a�rea, tentavam tomar o controle do local.

A base, situada em um vale profundo a seis quil�metros da fronteira turca, � uma das mais usadas pelos rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) para entrar na Turquia e executar a��es violentas.

Os confrontos prosseguem desde segunda-feira � noite na regi�o montanhosa de Hakurk (leste). Os helic�pteros turcos bombardeiam posi��es do PKK.

O Ex�rcito turco iniciou na quinta-feira da semana passada uma vasta opera��o terrestre no norte do Iraque para expulsar os rebeldes do PKK que utilizam a regi�o como retaguarda para suas a��es na Turquia.

"O governo expressou sua rejei��o e condena��o � interfer�ncia militar da Turquia", disse um porta-voz do governo, Ali al-Dabbagh. "Consideramos uma viola��o � soberania iraquiana", completou.

"Consideramos que o ataque militar unilateral n�o � aceit�vel e fere as boas rela��es entre os dois vizinhos", afirmou o porta-voz.

Mais mortes
O Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) afirma que seus milicianos mataram mais de 20 soldados nas �ltimas horas.

Ahmed Danees, porta-voz do escrit�rio pol�tico do PKK, disse nesta ter�a-feira (26) que os combatentes curdos feriram tamb�m dezenas de militares turcos, em combates na �rea fronteiri�a de Zab, na prov�ncia de Dahuk.

Al�m disso, Danees reconheceu que um dos milicianos do PKK morreu e outros dois ficaram feridos.

Este n�mero de baixas contrasta com os n�meros anunciados diariamente pelo Ex�rcito turco, que reduz para 17 o n�mero total de militares que morreram nos combates, e eleva para 153 as v�timas fatais entre os membros do PKK.

O coronel Hussein Tamar, comandante da brigada fronteiri�a do Ex�rcito iraquiano em Dahuk, disse na noite passada que a avia��o e a artilharia turcas bombardearam a �rea, mas n�o deixaram v�timas nem causaram danos materiais.

Tamar acrescentou que os combates entre o PKK e as for�as turcas ocorrem a cerca de 5 quil�metros da fronteira, dentro do territ�rio iraquiano.

O Parlamento regional curdo realizou hoje uma sess�o na qual denunciou os bombardeios e a incurs�o militar turca, e pediu que ONU, Estados Unidos e o Executivo de Bagd� coloquem fim � crise.

(*) com informa��es da Efe, France Presse e Reuters

Governo do Iraque condena novos ataques turcos no norte do pa�s
Ex�rcito turco vem atacando o norte do pa�s para atingir integrantes do PKK.
Para governo iraquiano, ataque � uma "viola��o � soberania".

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir