Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2008

'Homem-aranha" começou a escalar aos 12 anos
O francês Alain Robert é conhecido no mundo por escalar prédios
'Homem-aranha" começou a escalar aos 12 anos
Foto: Carolina Iskandarian/ G1

Ele não se considera um homem maluco. Apenas obstinado. Mas ganhou notoriedade internacional pelo hábito de escalar prédios sem usar cordas ou equipamentos de segurança. É tudo na mão. Aos 45 anos, o francês Alain Robert, mais conhecido como "homem-aranha", tentou vencer no domingo (24) os 42 andares do Edifício Itália, no Centro de São Paulo. A um passo de começar a aventura, foi agarrado pelo tornozelo por um segurança. "O sentimento é de frustração. Roubaram meu sonho", disse.

No fim da tarde de segunda-feira (25), Robert recebeu o G1 para uma conversa. Pediu que a entrevista fosse no restaurante Terraço Itália, no topo do edifício histórico do Centro de São Paulo. Foi dali, a 160 metros de altura, que ele tentou descer pela fachada externa antes de ser pego pelo vigia. "Viu como sou popular? As pessoas querem que eu escale", diz ele, depois de posar para fotos na entrada do prédio.

Robert parece um homem inquieto e não pára de falar. São muitas histórias. A começar pela que o fez adotar esse estilo de vida. Certa vez, aos 12 anos, o francês tinha esquecido a chave de casa. Não teve dúvida em escalar até o 8º andar e entrar pela janela do prédio. Também, ainda menino, se inspirou em alpinistas profissionais.

"O que me move é a coragem; é a liberdade", conta Robert. Em seguida completa: "é um meio também de eu mandar uma mensagem contra essa sociedade atual que me deixa irritado". Para ele, estamos todos "poluídos pelo capitalismo". Questionado se o comunismo era uma boa saída, respondeu: "é interessante dividir os mesmos valores, mas não funciona".

Sobre a saída de Fidel Castro do poder em Cuba, comentou: "o "cara" que vai ficar no lugar dele é ainda pior". No domingo (24) o parlamento cubano elegeu Raúl Castro, irmão mais novo de Fidel, presidente de Cuba. Robert não conhece o país e disse que ali não há prédios que despertem seu interesse. Quando se trata de escalada, claro.

Sete Vidas
Levar uma vida em que correr risco é uma constante tem suas desvantagens. E algumas são visíveis em Robert. Ele tem o nariz quebrado, os pulsos tortos devido a inúmeras fraturas e pinos nos joelhos e pernas. Ao cair de uma altura de 15 metros por falha em um equipamento de rapel, ficou cinco dias em coma em 1982.

Também sofre de vertigem, mas revela não ter medo de altura. Na França, é considerado um deficiente físico, um inválido. Nada que impeça o "homem-aranha" de continuar. "Estou usando a droga mais barata, que é a adrenalina. É bom lutar".

Em seu site oficial, Robert afirma ter escalado mais de 70 edifícios e monumentos no mundo. Aponta como um de seus maiores sucessos a subida em 2003 ao Banco Nacional da cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. "Tinham mais de cem mil espectadores", conta ele, mostrando a foto da multidão no celular. Na lista de conquistas, estão arranha-céus em Tóquio, Hong Kong, Barcelona, Londres, Paris e outras dezenas de países.

Medo de morrer
A aventura "mais alta" teria sido enfrentar os 508 metros do edifício Taipei 101, em Taiwan, no ano de 2004. O único ritual que Robert diz fazer antes de uma escalada é estudar o local dias antes. Fora isso, nem uma reza sequer antes de se pendurar. Medo? "Talvez eu tenha medo de morrer, mas meu sonho é continuar com essa vida o quanto eu puder", afirma ele, que é casado e pai de três filhos adolescentes.

Antes de subir e descer em prédios apenas com esparadrapos protegendo os dedos, o "homem-aranha" começou escalando falésias. Em 1994, faz sua primeira escalada urbana, em Chicago. Para não ter dificuldades, procura manter os 52 kg. Robert ganha dinheiro concedendo palestras motivacionais. Quando perguntado se a família pede que pare de bancar o "homem-aranha", ele não titubeia. "Não gosto de regras. Tenho confiança em mim e não penso que deva sacrificar minha vida por causa das crianças".

'Homem-aranha" começou a escalar aos 12 anos. O francês Alain Robert é conhecido no mundo por escalar prédios.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir