Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2008

Termina bloqueio do Paquistão ao YouTube.
Governo teria conseguido retirar "material blasfemo" de site.
Termina bloqueio do Paquistão ao YouTube.

O governo paquistanês suspendeu o bloqueio ao site de compartilhamento de vídeos YouTube nesta terça-feira (26). A proibição de acesso de internautas paquistaneses ao endereço, decidida durante o último final de semana, havia provocado um blecaute global em um dos destinos mais populares da internet.

A Autoridade de Telecomunicações do Paquistão (PTA, na sigla em inglês) teria permitido que os 70 provedores de internet do país restaurassem o acesso ao site após este remover o que o governo chamou de "vídeo blasfemo", de acordo com a reportagem.

O vídeo seria o trailer de um futuro filme patrocinado pelo polêmico político holandês Geert Wilders. O filme mostraria o Islã como uma religião fascista que incita a violência contra as mulheres e os homossexuais.

Contaminação
Usuários de vários países de todo o mundo perderam acesso ao site de compartilhamento de vídeos YouTube por até duas horas no último sábado (23), após o início da proibição imposta pelo governo paquistanês.

Um especialista em telecomunicações ouvido pela agência de notícias Efe ligou o blecaute a um tipo de programa de bloqueio usado por uma companhia paquistanesa de telecomunicações. O bloqueio teria afetado servidores de outras regiões, que teriam ficado sobrecarregados. A "contaminação" de outras regiões pelo bloqueio do Paquistão teria então provocado a impossibilidade de acesso ao site.

De acordo com a Renesys Corp" empresa que monitora o tráfego na internet para grandes companhias, o problema chegou a atingir dois terços de todos os usuários mundiais da web. A região mais atingida foi a Ásia, que ficou duas horas sem acesso ao site.

Protestos
O bloqueio do governo havia gerado uma onda de protestos entre os usuários de internet no Paquistão. Dezenas de paquistaneses enviaram queixas aos servidores de web no país.

"Muitos clientes nos contataram e manifestaram sua preocupação", havia declarado o responsável pelo servidor Micronet, Naveed Laqueed. Segundo ele, o "YouTube é uma página muito popular entre um setor importante da juventude paquistanesa".

O Paquistão não é o primeiro país a bloquear o site de vídeos. Em janeiro, a Turquia fechou o acesso ao endereço devido a vídeos que supostamente quebraram a lei nacional ao insultar um dos fundadores do país, Kemal Ataturk. Outros países, como a Tailândia e o Marrocos, já tomaram ações semelhantes devido a vídeos postados no YouTube.

Termina bloqueio do Paquistão ao YouTube.
Governo teria conseguido retirar "material blasfemo" de site.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Felipe Campos    |      Imprimir